quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

UEFA Champions League – Oitavas de Final (parte 2)


Segunda leva de jogos acontece nesta quarta-feira. Tricampeão Real Madrid vai estar em campo (montagem: Real Madrid)



Ajax volta ao mata-mata da Liga dos Campeões
(divulgação/Ajax)
O terceiro confronto das oitavas de final vai ser entre Ajax e Real Madrid. Clubes lendários para embalar um duelo de muita história. Os holandeses voltam ao mata-mata de forma invicta. Pelo Grupo E, o mesmo do Bayern de Munique, o time teve um grande desempenho, três vitórias e três empates. O bacana é que, famoso por ter revelado jogadores de muito sucesso no velho continente, o Ajax chega para as oitavas de final com jovens atletas de talento. São os casos do zagueiro Matthijs de Ligt, o Golden Boy da temporada, Frenkie de Jong, que já está acertado com o Barcelona, e o ótimo atacante dinamarquês Kasper Dolberg.

O adversário, porém, é o maior clube da história da Europa. O Real Madrid vem de três títulos consecutivos de Liga dos Campeões e parece estar recuperando a boa forma na segunda metade da temporada. Obviamente que as saídas de Zinedine Zidane e principalmente Cristiano Ronaldo comprometeram demais a equipe da capital espanhola. Entretanto, com a chegada de Solari ao comando técnico, a equipe parece viver um momento de calmaria, já assumiu a segunda colocação em La Liga e se mantém vivo na briga pela Copa do Rei.
A temporada do Real tem Benzema como protagonista (divulgação/Real Madrid)

Olho nele! Com Solari treinador, o desempenho de Karim Benzema voltou a ser espetacular. O maior artilheiro francês da história do Real Madrid é o grande protagonista do clube na temporada, comandando o sistema ofensivo e resolvendo jogos importantes. Em 2018/2019, o camisa 9 voltou a viver lua de mel com a torcida madridista. Vale prestar atenção também no brasileiro Vinícius Júnior. A joia de 18 anos tem apresentado um futebol de gente grande e, apesar de estar longe da maturidade e do protagonismo, pode ser importante como titular na Champions League.

Palpite: Real Madrid



O duelo mais interessante desta primeira semana de jogos das oitavas de final acontece em Londres. O Tottenham faz uma temporada sensacional, briga sério na Premier League, enquanto o Borussia Dortmund é líder do Campeonato Alemão e possui larga vantagem sobre o vice Bayern de Munique.

Son é o cara do Tottenham no ano (divulgação/Tottenham)
Antes de ir para o Chelsea, Pulisic quer um título
 pelo Dortmund (divulgação/Borussia Dortmund)
Entre um e outro, os Spurs parecem ser mais fortes, mais bem treinados e com jogadores de um nível mais alto. No entanto, são muitos os desfalques. Outro fator que pode ser ruim para os comandados de Mauricio Pochettino. O clube inglês não costuma se sobressair na Liga dos Campeões. Muitas vezes falta experiência ou maior força para se impor diante de equipes pesadas. É um trabalho duro, mas tem funcionado, apesar da falta de títulos.

Na Alemanha, após anos sendo ofuscado pelo Bayern de Munique, o Dortmund vai recuperando o protagonismo. A vantagem na Bundesliga é importante e precisa ser a prioridade aurinegra. Contudo, vale levar a sério a Liga dos Campeões. Isso porque o time alemão costuma se destacar quando monta equipes fortes. O técnico Lucien Favre parece ter conseguido entrosar um grupo liderado por Marco Reus. E sinceramente, faz tempo que esse elenco deve uma temporada de alto nível.

Palpite: Tottenham

+ Oitavas de Final (parte 1)