sábado, 25 de agosto de 2018

Raio-x Serie A 2018/2019


Sem Gianluigi Buffon pela primeira vez em mais de 20 anos, a Serie A do Calcio tem motivos para comemorar. Isso mesmo, apesar da saída da lenda, o futebol italiano se reforçou até demais ao ponto de contratar o melhor jogador do mundo. A Juventus, cansada de só conquistar o campeonato e a copa doméstica, quer mais e somente um reforço desse nível pode ser capaz de transformá-la na campeã europeia. A nova temporada ainda promete com a dupla de Milão ambicionando voltar para disputa, uma Roma apostando num projeto que promete ser brilhante e um Napoli com um comandante multicampeão. É o país tetracampeão do mundo almejando o retorno as cabeças no velho continente.

Terra de grandes centroavantes, o Calcio acaba de receber o melhor de todos eles (Tribuna do Cisco)
A FAVORITA

JUVENTUS
Títulos: 34
Posição em 2017/2018: 1°
Técnico: Massimiliano Allegri
Principal jogador: Cristiano Ronaldo
Aposta: Mattia Perin

Campeã italiana consecutivamente desde 2012, a Juventus deu um passo muito importante no seu desejo de voltar a erguer a Europa. O time bianconero contratou apenas o jogador em atividade que mais venceu a Liga dos Campeões da Europa. E mais do que isso, Cristiano Ronaldo é o maior goleador da história da competição. O camisa 7 já fez de tudo na carreira, mas em aceitar o desafio em solo italiano, prova que ainda existe ambição, mesmo aos 33 anos de idade.
Com essa resposta a um mercado de transferências inflacionado, a Juve projeta se tornar campeã da Europa em três anos. No entanto, como já conseguiu o feito de ter sido finalista em duas das últimas quatro edições, o time sabe que, com Cristiano Ronaldo, a ambição é realmente levantar a taça orelhuda nesta temporada.
O novo ataque da Juventus deve assustar rivais na Serie A (Divulgação/Juventus)
Além de CR7, a Juventus repatriou o zagueiro Bonucci, ídolo recente que havia trocado o time pelo Milan. De volta à Velha Senhora, o defensor admitiu o arrependimento. Além dele, o volante Emre Can, o lateral-direito João Cancelo e a jovem promessa para o gol Mattia Perin chegaram a Turim. Tudo isso para superar a ausência da lenda Gianluigi Buffon e manter os anseios.

O time da Juventus segue muito forte e deve, mais uma vez, se tornar campeão italiano e também da Copa Itália. Um fato bastante comum nos últimos anos. O ponto de interrogação, porém, é a adaptação de Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo vai ter condições físicas e psicológicas de vingar no novo desafio? É possível, já que ele não costuma aceitar o comodismo.

OS PRINCIPAIS COADJUVANTES

INTERNAZIONALE
Títulos: 18
Posição em 2017/2018: 4°
Técnico: Luciano Spalletti
Principal jogador: Mauro Icardi
Aposta: Lautaro Martínez

Martínez é a aposta da Inter para a temporada
(Divulgação/Internazionale)
Tentando se reerguer após anos para esquecer, a Internazionale aposta num elenco bastante encorpado para brigar no topo. O time de Milão voltará a disputar a Liga dos Campeões da Europa e, diante disso, reforçou o time do técnico Luciano Spalletti. Os laterais Vrsaljko e Asamoah, o zagueiro De Vrij, o craque belga Radja Nainggolan e o também meia Keita Baldé desembarcaram no último italiano a conquistar a Europa.

No entanto, ninguém mais chama a atenção que Lautaro Martínez. A joia do ataque argentino foi trazido para a Inter pelo ídolo Diego Milito. Pedindo passagem, o jogador deve formar dupla com Mauro Icardi num time para lá de interessante.

Após várias temporadas fracassadas, a Internazionale mostra que pode voltar ao cenário de feitos importantes antes que o arquirrival Milan. Contudo, para isso, Spalletti vai ter que fazer algo que tem tido dificuldade na carreira na terra da bota, que é bater de igual para igual com o clube do momento. Uma tarefa bem complexa, já que a Juventus não tem aberto espaço para outra agremiação.


MILAN
Títulos: 18
Posição em 2017/2018: 6°
Técnico: Gennaro Gattuso
Principal jogador: Gonzalo Higuaín
Aposta: Mattia Caldara

Maior artilheiro do Calcio na atualidade,
Higuaín vai jogar no Milan (Divulgação/Milan)
Trocando de administração a cada temporada, o Milan chega para 2018/2019 sendo propriedade norte-americana. Contudo, o Rossonero segue lutando para voltar a brigar no pelotão de cima e soube aproveitar bem o mercado de transferência para reforçar o elenco. A saída surpreendente de Bonucci, um ano após a sua contratação, até deixou o torcedor frustrado, mas as chegadas do consagrado Higuaín e do jovem zagueiro Caldara dão um alívio maior ao time do técnico Gattuso.


Além da dupla que chegou da Juventus, o Rubro-Negro de Milão contratou o meia espanhol Samu Castillejo, o croata Halilovic e o bom uruguaio Laxalt.

No entanto, mais importante que as contratações de dentro de campo, o melhor dos reforços milanistas veio para reforçar a gerência. Leonardo está de volta ao San Siro e, com ele, uma esperança do retorno dos tempos gloriosos. A princípio, o seu retorno já começa a render bons frutos, pois a chegada de jogadores renomados como Higuaín já é reflexo dessa boa e velha novidade.

Para a temporada, o desempenho do Milan é um ponto de interrogação. A longo prazo, porém, é possível que o time se resgate.

NAPOLI
Títulos: 2
Posição em 2017/2018: 2°
Técnico: Carlo Ancelotti
Principal jogador: Dries Mertens
Aposta: Alex Meret

Carlo Ancelotti está de volta ao seu país (Divulgação/Napoli)
Perdendo o dono do meio de campo e o técnico, o Napoli parece não ter perdido a gana para confrontar Roma e Juventus na terra da bota. A prova disso é a contratação de Carlo Ancelotti. O técnico italiano, que não queria voltar ao seu país, topou o desafio no clube napolitano e deseja vencer com a eterna equipe de Maradona. A base permanece forte, porque nomes como Koulibaly, Hamsik, Mertens, Allan, Insigne e Callejón seguem no plantel.

No gol, a contratação do jovem Alex Meret é interessante, mas a sua precoce lesão obrigou o clube a contratar David Ospina, um arqueiro de segunda linha, vindo do Arsenal. Até a temporada passada era Pepe Reina o responsável por defender. Porém, o espanhol trocou a titularidade do Napoli pela reserva do Milan.

Apesar das contratações dos dois goleiros, o Napoli não mudou muito e o que preocupa mesmo é a reposição de Jorginho. Ninguém está no nível do meia do Chelsea. Isso vai ser um problema para Ancelotti em seu retorno ao futebol italiano.

ROMA
Títulos: 3
Posição em 2017/2018: 3°
Técnico: Eusebio De Francesco
Principal jogador: Edin Dzeko
Aposta: Justin Kluivert

A Roma aposta em nomes mais jovens sem perder a cara.
É o jeito Monchi de fazer futebol (Divulgação/Roma)
Cada vez mais com a cara de Monchi, o badalado dirigente espanhol, a Roma vai tomando um rumo. Ninguém melhor do que a equipe da capital italiana vendeu melhor os seus jogadores. Alisson foi para o Liverpool e o problemático Nainggolan seguiu para a Internazionale. Porém, apesar das saídas de peso, os romanistas permanecem com um plantel forte.

O técnico Eusebio De Francesco ganhou novas opções: os goleiros Robert Olsen, Antonio Mirante e o jovem brasileiro Daniel Fuzato; os zagueiros Marcano e Bianda; o lateral David Santon; os meias Cristante, Nzonzi, Coric, Zaniolo e Javier Pastore; o atacante Justin Kluivert.

Muitos jogadores desembarcaram em Roma. A maioria de jovens promessas, mas nomes cascudos também chegaram para manter a qualidade e a experiência da equipe que, junto com o Napoli, ainda anseia em destronar a Juventus.

O principal atleta, porém, ainda é o atacante Edin Dzeko. Cada vez mais o time Giallorossi se adapta ao futebol do artilheiro bósnio. E em 2018/2019 não será diferente.

OS DEMAIS COADJUVANTES

Temporada passada excelente é combustível
para Immobile na Lazio (EPA)
Entre os que demais clubes que compõem a Serie A da temporada, os destaques são para Lazio, de Ciro Immobile, e Torino, de Andrea Belotti. O primeiro vai tentar repetir o desempenho fenomenal do ano passado, enquanto o segundo vai correr para apresentar um futebol semelhante ao do retrasado.

Além deles, Fiorentina e Sampdoria chegam para perspectivas mais modestas, o Sassuolo normalmente apronta, sem falar da volta do Parma para a elite. É muito bom ver a tradição do clube que revelou Buffon voltar à primeira divisão. Cagliari, Bologna, Chievo, Udinese, Atalanta, Genoa são figuras carimbadas no Calcio. Diante disso, Frosinone, Spal e o tradicional Empoli vão ter que correr atrás para permanecer.

Palpite: Juventus

Veja também: