quarta-feira, 14 de março de 2018

Na última vez em que visitou o Camp Nou, o Chelsea pôs fim a Era Guardiola

O time de melhor futebol da história do Século XXI, junto com a Seleção Brasileira de 2005, o Barcelona de Pep Guardiola sempre encontrou, no Chelsea, o adversário mais difícil. Ao todo, foram quatro jogos de Liga dos Campeões da Europa nos cinco anos da Era Guardiola. Com uma vitória dos Blues e três empates. Um rendeu a classificação dos catalães, em 2009, o outro foi totalmente dos ingleses, em 2012.
Pep Guardiola não conseguiu derrotar o Chelsea em quatro confrontos pelo Barcelona (Getty Images)

Contudo, no último ato do espanhol na competição europeia como técnico do Barça, o desempenho foi sofrível e teve um Chelsea avassalador. Com um Ramires endiabrado, um Juan Mata surreal e Fernando Torres matador. Ele mesmo! O camisa 9 foi o autor do gol que sacramentou o acesso londrino para a segunda final de Liga dos Campeões de sua história.

Fernando Torres entrou e garantiu a vaga
na final para o Chelsea (Getty Images)
E mais do que isso, a rivalidade europeia, moldada pelos últimos jogos, tem sido um duro desafio para Lionel Messi. Com Pep no comando, o argentino jamais havia marcado um gol nos Leões. Inclusive, na batalha de 2012, o camisa 10 desperdiçou uma penalidade.

Aquele confronto entre o jovem e já melhor técnico do mundo, Pep Guardiola, e o iniciante Roberto Di Matteo, marcou o fim da passagem do espanhol pelo Barcelona. Foi a última partida na competição que Pep chamou de sua em duas ocasiões como treinador do Mais que Um Clube.

Seis anos depois, Barcelona e Chelsea voltam a se encontrar. Atualmente, os times estão muito diferentes. A começar pelo comando técnico, que, no entanto, manteve as nacionalidades de 2012. De um lado o espanhol Ernesto Valverde, do outro, o italiano Antonio Conte.

No jogo de ida, em Londres, os Blues, que vinham em crise, mostraram que não existe pressão contra o Barcelona. Pelo menos para eles. Enquanto isso, o Barça provou que quer escrever uma nova história e o gol de Messi simboliza isso.
Messi enfim marcou um gol diante do Chelsea (Getty Images)

O 1 x 1 vai ser posto a prova logo mais e vai mostrar se os londrinos, vencedores em 2005 e 2012 são hegemônicos contra os catalães. Ou se o Barcelona vai repetir 2009 e iniciar a jornada por mais um título europeu.

Confira outras imagens do confronto entre Barcelona e Chelsea, pela semifinal da Liga dos Campões da Europa (crédito: Getty Images):





(Foto: Reuters)