segunda-feira, 4 de julho de 2016

Fim de jejum alemão, afirmação marselhesa, Portugal no limite e um diferenciado País de Gales

Alemanha, França, País de Gales e Portugal são as quatro melhores nações da Europa na edição francesa da Eurocopa, os destaques das quartas de final da UEFA Euro 2016 vieram de confrontos chorados e até mesmo simples. O torneio mais equilibrado dos últimos anos começou a definir quem realmente é bicho-papão e deve brigar pelo título mais valorizado entre as competições continentais. As semifinais acontecem quarta e quinta-feira, em Lyon e em Marselha respectivamente.
A França convenceu em atuação de gala de Giroud contra a Islândia. (Le Figaro)
Primeiro semifinalista, Portugal deu novas provas de que sua campanha na Euro será no sofrimento até o final. A seleção de Cristiano Ronaldo começou perdendo, mas jogou melhor que a Polônia e acabou, com justiça, se classificando. Referência dentro de campo, Cristiano não tem conseguido decidir os jogos, se escondendo na maioria deles, é por essas e outras que a campanha portuguesa é representadas por coadjuvantes. Ricardo Quaresma nas oitavas, Renato Sanches nas quartas, o jovem de 18 anos, recém-contratado pelo Bayern de Munique, foi gigante, começou como titular e foi cirúrgico ao marcar o gol que empatou a partida diante de Lewandowski e companhia. Ainda sem vencer no tempo normal, Portugal terá o País de Gales como adversário, duelo crucial para Ronaldo e companheiros mostrarem serviço, algo que tem sido difícil, com exceção do setor ofensivo, Pepe é um dos destaques portugueses nesta Euro.

Surpreendendo e convencendo, o País de Gales mostrou que não é só Bale na primeira empreitada em Eurocopa, o time foi gigante contra a Bélgica, derrotou os adversários com facilidade e se credenciou a semifinal. Golaços, contra-ataques rápidos e raça que diferenciam os galeses das demais nações europeias, o time foi gigante até mesmo para responder os belgas ao sair no prejuízo quando Nainggolan abriu o marcador. Consistente durante os noventa minutos, o País de Gales terá o desafio de sua história contra Portugal, jogará a semifinal de Ramsey, o camisa 10 que tem ajudado demais Bale a ser protagonista, o favoritismo que levaria ficou para trás e novamente o equilíbrio reinará na Euro 2016.

No grande confronto das quartas de final, Alemanha e Itália definiram bem porque representam o maior clássico do futebol europeu entre seleções. Os germânicos vivendo o momento perfeito, campeões do mundo, incorporando a nova geração e jogando bem contra a Itália enfraquecida, com um elenco mais velho e que parecia ser fiasco no torneio. O jogo provou o contrário, a Itália dominou a Alemanha com sua estratégia de forte marcação, conseguiu empatar a partida e segurar como pode os tetracampeões em 2014. Doeu demais para os dois países, mas era já estava na hora dos alemães venceram seu maior obstáculo, encerraram o jejum, venceram os italianos nos pênaltis e chegam fortes demais para o duelo semifinal.
Galeses, portugueses e alemães completam as semifinais da equilibrada Euro francesa. (Montagem: Tribuna do Cisco)

Por último a hora do show! Demorou demais, mas a França enfim convenceu em casa na Euro, derrotou sem maiores problemas a sensação Islândia e garantiu vaga na semifinal. Foi simples, a atuação de gala de Giroud e companhia não deu maiores chances para zebra, a espantou com tranquilidade, com ótimo jogo coletivo, foi a melhor atuação de uma seleção na edição da Euro, jogaram demais! É óbvio que a França era favorita desde o início, agora ela avança para o obstáculo mais importante do torneio, caso vença a Alemanha, a França confirmará o favoritismo, mostrará que está pronta para alçar o voo para a glória. É a revanche da Copa do Brasil, mesmo após vencer os rivais no dia do atentado de Paris, é o primeiro confronto oficial após a derrota com gol de Hummels, destacando que o zagueiro está suspenso e não enfrentará os franceses na semi.

As semifinais estão próximas, em breve confira nossas previsões, acompanhe tudo sobre a Euro 2016 aqui na Tribuna do Cisco, segue o link!