quarta-feira, 29 de junho de 2016

A fortalecida campeã do mundo, a Espanha pelo caminho e o bravo país islandês

A fase de oitavas de final da UEFA Euro 2016 passou voando, confrontos eletrizantes, equilíbrio mantido em alguns jogos, a disparidade por parte de belgas e alemães e a classificação emocionante da Islândia embalaram a recém-inaugurada fase do torneio. A Alemanha está forte, enfim convenceu e passou por cima da Eslováquia, vencendo por 3 a 0, ainda assim o time campeão do mundo está devendo e não mostrou se realmente mereceu ter conquistado o tetra. Quem também foi muito bem foi a Bélgica, o time francófono atropelou com tranquilidade a Hungria, um 4 a 0 que enche de esperança a maior geração belga da história, equipe tem enormes chances de chegar a final.
O equilíbrio resume a Euro, que chega as quartas de final. (Tribuna do Cisco)
O adversário belga será o País de Gales, morada de Gareth Bale, a seleção galesa venceu a Irlanda do Norte em um confronto horrível, digno de poucas chances criadas e lance decisivo do craque do Real Madrid para definir a classificação. Agora, galeses e belgas disputarão a vaga, mas o País de Gales já atingiu seu ápice histórico, é provável que a Bélgica vença novamente nas quartas. Passando para a chave do sofrimento, Portugal, Polônia e França por pouco não ficaram para trás, os patrícios já assumiram que o estilo de jogo na Euro será esse mesmo, nada bonito e muito talento individual para tentar a sorte. Os poloneses passaram pela prova de fogo mais equilibrada diante da Suíça, mas a seleção tem jogado muito mal o sumiço de Lewandowski pode atrapalhar demais a equipe no decorrer da jornada, a Polônia vai como azarão para as quartas.

Os donos da casa jogaram contra a Irlanda, ainda consumida de ódio pela partida de repescagem para a Copa da África, em 2010. O duelo apresentou nervosismo por parte dos comandados de Deschamps, um jogo bem abaixo do esperado, a França foi muito mal e os adversários agradeceram observar que a forte anfitriã não é tudo isso. Os talentos individuais se sobressaíram e Griezmann decidiu muito mais que Pogba, o camisa 10 da Juventus segue escondido na Euro. Para a próxima fase, a França novamente deve entrar pilhada, vai encarar a Islândia, o medo do fracasso histórico e a obrigatoriedade em ser campeã pode comprometer o desempenho francês. A Islândia é a sensação da competição, país desprezado por Cristiano Ronaldo, campeão do grupo F e agora carrasco da Inglaterra, não tem mais nada a provar a ninguém, vai seguir no mesmo tom para duelar contra a França. Foi muito bonito de se ver, o forte poder de reação, o talento individual de Sigurdsson, renegado pelo Tottenham, para eliminar o país da liga mais badalada da Europa. Digno de filme, a Islândia é a queridinha do planeta no evento futebolístico do ano.

Por fim, o grande destaque das oitavas, a Itália novamente mostrou que quanto mais frágil o elenco é, mais forte se comporta e não teme adversário algum. Vitória categórica diante da atual bicampeã, comprovando aquilo que mencionamos na postagem de estreia da Euro 2016. Um jogo coletivo de qualidade, uma defesa característica e um Buffon pronto para erguer sua primeira taça como capitão da Azzurra. A Alemanha será o adversário, o duelo de tetracampeões mundiais e tri-europeus embalarão as quartas de final, a prova de fogo crucial para os italianos confirmarem de vez o bom momento de Conte no comando da equipe, o último ato antes de seguir para o Chelsea.

Definidas as quartas de final, teremos confrontos de quinta a segunda, o equilíbrio é a palavra perfeita para resumir a Euro francesa. A França não está mais com essa bola toda, a Alemanha terá força para enviar o fantasma italiano de volta para Roma? Portugal pode vencer o torneio jogando feio? É a maior geração belga? A Islândia vai surpreender de novo? O melhor jogador do torneio, Bale, vai colocar Gales entre os quatro melhores? Muitos questionamentos, poucas respostas, na verdade, as respostas começarão a ser escritas amanhã, enquanto isso, nós seguimos palpitando.

QUI 30/06/2016 VELÓDROME 16:00
Polônia X Portugal
Palpite: Portugal

SEX 01/07/2016 PIERRE-MAUROY 16:00
País de Gales x Bélgica
Palpite: Bélgica

SAB 02/07/2016 STADE DE BORDEAUX 16:00
Alemanha x Itália
Palpite: Itália

DOM 03/07/2016 STADE DE FRANCE (SAINT-DENIS) 16:00
França x Islândia
Palpite: França