quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Wayne Rooney: Um craque negligenciado

As datas FIFA sempre costumam ser monótonas, o melhor futebol do mundo para e as seleções entram em campo para a disputa de amistosos ou partidas eliminatórias. Todavia, nesta semana, a “empolgante” data FIFA trouxe à tona duas grandes verdades: a primeira é que Wayne Rooney se tornou o maior artilheiro da história do futebol da Seleção inglesa, a segunda é que o atacante é mais uma vítima da negligência, ignorado pelo mundo da bola que segue midiatizando nomes mais lucrativos.
Rooney balançou a rede contra a Suíça e ultrapassou Sir Bobby Charlton. (Standard UK)

Tudo bem, é bem verdade que o English Team não possui uma história de grandes conquistas no futebol mundial, o país jamais conquistou uma Eurocopa, sua única Copa do Mundo veio em uma final polêmica em Wembley, contra a Alemanha em 1966. Apesar de tudo, o país já apresentou os mais diversos craques para o mundo, sempre me questionei qual a razão para uma equipe tão completa não obter êxito em grandes campeonatos.

Se listarmos os mais importantes jogadores, teremos várias seleções do mundo, porém retornando ao foco de nossa nova postagem, Wayne Rooney marcou o gol de número cinquenta pelo English Team, ultrapassando nada mais nada menos que Sir Bobby Charlton, o maior jogador inglês de todos os tempos (na minha humilde e pouca importante opinião). O fato é que o Shrek deixou de ser tema dos mais importantes veículos esportivos há um bom tempo, são vários os fatores, mas sua mudança de temperamento o tornou uma pessoa descartável pela imprensa.

Campeão de tudo pelo United, Rooney é um
 talento ignorado. (The Guardian UK)
Hoje, o camisa 10 do clube mais popular da Inglaterra e da própria nação, Rooney se mantém em alto nível com 29 anos de idade, chegando a carregar nas costas o Manchester United. Vale destacar que o garoto de Liverpool já passou por vários perrengues com a Seleção, a não classificação para a Euro 2008 e o fiasco na Copa de 2014 são só dois exemplos para um time que é extremamente cobrado, mas Rooney é a rara exceção, é o único que rende o que se espera, é aquele cara que em algum momento bateu de frente com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, mas jamais conseguiu o apelo midiático.

Com cinquenta gols e liderança isolada, Rooney terá a oportunidade de alavancar um recorde ainda melhor, disparando no topo da lista, apesar disso, a Inglaterra é muito tímida se formos comparar com outras gigantes seleções. Digamos que é o país que produz grandes craques, mas apenas um consegue ser espetacular, Wayne Rooney, os seus cinquenta gols e atuações brilhantes e as entidades futebolísticas que ignoram o talento do Shrek.