terça-feira, 14 de abril de 2015

Sem Inglaterra, clubes iniciam luta pelo continente

A eliminação de todos os ingleses na Liga dos Campeões pôs em xeque a força da maior liga de futebol do planeta. Mesmo badalada, a Premier League viu todas as suas potências serem estilhaçadas dentro de suas próprias casas, o City nem sequer arranhou o Barcelona, o Chelsea perdeu a vaga nos minutos finais para um desacreditado PSG e o Arsenal protagonizou mais um vexame ao ser derrotado no Emirates para um Monaco que prometia bem mais quando foi adquirido. Contudo, oito clubes seguem na disputa e travarão batalhas complexas e duríssimas para alcançar as semifinais e honrar os seus países, Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal pela glória máxima do futebol.
Duelo de gigantes na briga por quatro vagas nas semifinais. (Tribuna do Cisco)



Atleti sua para se classificar
diante do Leverkusen (EFE)
Atlético de Madrid x Real Madrid: Depois daquela catastrófica final no ano passado, o Atlético não perdeu mais para o seu maior rival, foram dois empates e três vitórias, rendendo o título da Super Copa do Rei e mais uma goleada por 4 a 0 que por pouco não custou o emprego de Carlo Ancelotti. A verdade é que Diego Simeone aprendeu a jogar contra o Real, o time não tem mais aquela pressão que culminou na goleada frustrante que resultou na décima conquista Madridista, hoje, o Atleti tem um elenco equiparado a gigantes europeus, é uma das grandes forças do futebol europeu, é atual campeão espanhol e pode muito bem sonhar novamente com a disputa pela conquista da Europa. Para isso, o time da capital terá que duelar contra o seu pesadelo mais cruel, um Real Madrid que aos poucos vai se recuperando e cresce no momento certo, a briga pela décima primeira pode ficar ainda mais emocionante caso o time elimine o Atlético. É o jogo de irmãos de Madri que reunirá dois dos melhores treinadores da atualidade, homens que sabem montar elencos fortes protagonizam clássicos que ficam marcados, que os jogos comecem!

Palpite: Real Madrid.


Monaco aprontou para o Arsenal,
apronta para a Juve? (Getty Images)
Juventus x Monaco: Com a força de um time que implantou a dinastia no futebol italiano, com o talento de Pogba, a experiência de Pirlo e a raça de Tévez, a Juventus é muito favorita diante de um Monaco que chegou mais longe do que se imaginava, será o confronto menos equilibrado das quartas de final. Leonardo Jardim assumiu o clube monegasco no início da temporada, seu objetivo era fazer o elenco jogar bem sem sentir o peso das saídas das principais contratações, o fato é que nem James, muito menos Falcao imaginavam que o Monaco chegaria tão longe, classificação em primeiro lugar e vitória nas oitavas contra o Arsenal, o atual vice-campeão da Ligue 1 pode mais do que tem feito na liga francesa, mas é difícil que repita o que fez contra Wenger e seus pupilos diante da sólida Velha Senhora. A Juventus é o time do momento, praticamente já garantiu o tetra no Calcio, está na final da Copa Itália e agora foca no seu grande objetivo, encerrar o jejum italiano e levantar a Orelhuda pela terceira vez, é a consumação de um projeto muito bem bolado, está mais próximo do que nunca de acontecer.

Palpite: Juventus.


Pep e um elenco de desfalques
 para o seu Bayern. (Getty Images)
Porto x Bayern: Muitos desfalques no lado alemão e uma camisa portuguesa bastante pesada faz com que Porto e Bayern façam um jogo bem equilibrado, de um lado um jovem time com um jovem técnico, de outro a experiência de Pep Guardiola e a mescla de vários talentos do grande time do momento. O Porto faz uma temporada bem mais satisfatória do que o ano passado, hoje o time tem peças importantes que facilmente conseguem desequilibrar um jogo, muitos também não sentirão a pressão ao enfrentar o Bayern, mas a própria inexperiência no profissional de Julen Lopetegui deverão tornar as coisas mais tranquilas para os Bávaros. Pep Guardiola sofre com a multidão de atletas que estão no DM, mas seu plantel é tão gigantesco que ainda assim o Bayern é forte a ponto de brigar por título, já que assim como a Juventus, o campeonato nacional já é do time de Munique, além da vaga na semifinal da Copa da Alemanha. Tudo caminha para o desfecho positivo alemão, o Bayern novamente deve seguir a semifinal.

Palpite: Bayern de Munique.

David Luiz se vinga de Mourinho e elimina o Chelsea,
PSG pode seguir adiante. (Getty Images)
PSG x Barcelona: Rivalidade que cresce a cada temporada, PSG e Barcelona devem protagonizar um dos jogas mais espetaculares das quartas de final. Assim como em 2012/2013, os clubes disputarão uma vaga na semifinal, por muito pouco os franceses não despacharam os catalães naquela ocasião, o gol fora de casa acabou com o conto parisiense. Se formos analisar a temporada no geral, o Paris não era nem para estar entre os oito melhores do continente, mas a evolução do time é evidente e a vitória heroica diante do Chelsea elevou o moral e o ânimo do grupo, o embalo é visível, o PSG pode aprontar. O Barcelona é novamente favorito, tem o melhor futebol, mas as vaidades das estrelas atrapalham demais o elenco, Neymar ainda não provou nada na Europa para criticar substituição, Luis Enrique tem o trabalho completamente comprometido por picuinhas e encrencas geradas pelos principais nomes do grupo. Junto com Atlético e Real, os jogos entre PSG e Barcelona devem ser muito equilibrados e não tem bobo no confronto que novamente unirá Ibrahimovic (disponível apenas no jogo de volta) e o Barcelona de Lionel Messi, é o confronto da rodada.

Papite: PSG.