sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Raio-x Bundesliga 2014/2015

Com direito a grife de Pep Guardiola e a estrela dos campeões mundiais no Brasil, a Bundesliga vem com tudo para mais uma temporada de provações, o Bayern quer o tricampeonato consecutivo, o Borussia Dortmund se reforçou a ponto de poder fazer frente e os demais farão apenas figuração, ainda falta muito para a liga alemã se equiparar ao Inglês e ao Espanhol. Se no quesito emoção a Bundesliga ainda está devendo, o Bayern de Munique tem representado muito bem o país no cenário internacional, o atual campeão do mundo entra na temporada como um dos grandes favoritos a conquistar a Europa, nem a perda de Toni Kroos para o Real Madrid fez o elenco se abater, excelentes reforços e um time bem entrosado pode fazer com que Pep e Cia possam retonar o posto de equipe mais temida do Velho Continente.
O país campeão do mundo e uma liga dividida entre dois clubes. (Tribuna do Cisco)
Lewandowski já mandou bem na pré-temporada,
é a arma Bávara. (Getty Images)
Os Bávaros se reforçaram muito bem, só contratações pontuais que deixaram o elenco mais “recheado” de boas peças, foi o caso do experiente goleiro Pep Reina, o espanhol chega para ser a sombra de Neuer, sem falar que ele é muito melhor que Starke e ajudará muito Guardiola, mas é fato que ele perdeu um pouco de prestígio no cenário do futebol, um dia desses Reina era unanimidade em Liverpool. Além de Reina, os jovens Rode (E. Frankfurt) e Bernat (Valencia) chegaram e já serão cobrados a mostrar serviço, contudo, a grande contratação do Bayern para a temporada foi Robert Lewandowski, o polonês veio a custo zero, ganhou a disputa sobre Mandzukic e já veste a camisa 9, é titular absoluto e será a grande arma do Bayern para a nova temporada, um reforço espetacular! Com a gravíssima lesão de Javi Martínez, o clube deve contratar mais um atleta, especula-se o ótimo zagueiro da Roma, Medhi Benatia, ou um velho conhecido da torcida, Sami Khedira. O fato é que o time tem convivido com muitos problemas de lesões, o DM terá trabalho dobrado para que isso não comprometa os Bávaros.

Immobile e o peso da camisa 9,
o italiano terá trabalho. (Getty Images)
Do lado aurinegro, o divertido time de Jurgen Klopp acertou bons reforços, se o clube perdeu Lewandowski de graça, respondeu contratando dois artilheiros, o primeiro foi goleador na Bundesliga passada, o colombiano Adrian Ramos veio do Hertha Berlim e quer mostrar serviço para conquista a vaga de titular. Por outro lado, o goleador do Calcio foi Ciro Immobile, suas atuações pelo Torino não só o levaram para a Copa do Mundo como lhe arrumaram um ótimo contrato e a camisa 9 do Borussia Dortmund, sua missão: substituir Lewandowski de maneira digna e traga glórias para o clube, será complicado! Além dos reforços de área, o jovem zagueiro Ginter e a aposta Dong-Won Ji somarão o bom time que conseguiu a façanha de segurar Mats Hummels e Marco Reus, com o time mantido, o Dortmund é forte, é grande e pode fazer um grande estrago no gigante de Munique, o time de Klopp é o único que tem chances de vencer o time de Guardiola no final de 34 rodadas de Bundesliga.

Dá para acreditar em sucesso do dinamarquês?
(Divulgação)
No mais, a terceira força é o Schalke 04, porém os azuis-reais optaram por manter o elenco e não fazer contratações impactantes, vai novamente brigar por uma vaga na Liga dos Campeões. Equipes como Bayer Leverkusen e Borussia Mochengladbach são sempre clubes que dão muito trabalho, diferentemente de Hamburgo, clube que por pouco não está na série B (escapou no playoff), Wolfsburg, time que contratou Bendtner e espera que ele renda como principal atacante (complicado de entender!) e Werder Bremen, clube que não assusta há alguns anos. A Bundesliga ainda não tem tantos times de tradição como por exemplo a Serie A do Calcio, mas já demonstrou força suficiente para superar os rivais italianos em número de vagas na Liga dos Campeões, é por isso que não podemos subestimá-los, contudo, hoje eu não vejo os demais times conseguirem fazer frente a Borussia Dortmund e a principalmente o Bayern de Munique, será um pouco mais do mesmo.

Palpite: Bayern de Munique