quarta-feira, 7 de maio de 2014

Formados para o hexa

Fim do pequeno mistério! Scolari, enfim anunciou a lista com os 23 que farão parte do seu plantel no Mundial do Brasil, caso não haja nenhum corte, todos estarão vestidos de amarelo nos possíveis sete jogos a caminho do hexa. Vale destacar que o Brasil enfrentará o Panamá e a Sérvia como preparação para a fase de grupos da Copa do Mundo, são testes fundamentais para o técnico escolher o onze inicial, segue a lista com os nossos comentários.

Os 23 eleitos de Felipão, veremos o hexa? (Tribuna do Cisco)



Goleiros: Jefferson, Júlio César e Victor

No gol, tudo como previa, talvez certa dúvida entre Victor e Diego Cavalieri, mas o goleiro do Atlético Mineiro tem se mostrado melhor, sem falar que ele é mais goleiro que Cavalieri. Na minha visão, Jefferson merece a vaga de titular, Júlio César nem era para estar na lista, porém, compreendo o critério de Scolari, sem falar que Júlio tem agarrado bem com a camisa amarela. Os três são excelentes e experientes a ponto de fazer uma grande Copa do Mundo, tudo em ordem entre os goleiros.

Lateral Direito: Daniel Alves e Maicon

No lado direito, Felipão apostou por jogadores bastante experientes e, enfim tirou Jean, Daniel Alves e Maicon foram os escolhidos, assim como em 2010. A diferença é que, dessa vez o lateral do Barcelona deverá ser o titular, com Maicon no banco, o lateral se reinventou na Roma e é justo ter seu nome lembrando. Rafinha é um bom jogador, mas não se compara com o bom rendimento e a experiência de Maicon.

Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Henrique

Com a confirmação de Thiago Silva, David Luiz e Dante, a vaga do quarto zagueiro era o incógnita, poderia ser de Dedé, Réver ou Marquinhos, jogadores testados. Também poderia ser de Miranda, o zagueiro vive seu melhor momento na carreira e é titular absoluto do super Atlético da atual temporada. Todavia, Felipão apostou em Henrique, zagueiro que trabalhou com Scolari no Palmeiras, uma escolha tanto quanto duvidosa, afinal de contas, Henrique atua como volante e lateral direito no time do Napoli, a preferência do técnico ficou clara, embora eu ache Henrique um bom jogador.

Lateral Esquerdo: Marcelo e Maxwell

A lateral já estava definida, é verdade que Marcelo é absoluto e que Maxwell rendeu muito quando foi testado. Filipe Luís, campeão da Copa das Confederações, vive sua melhor temporada da carreira, mas entendo Felipão em preteri-lo, assino embaixo em levar Marcelo e Maxwell, mas é claro que ainda fico com receio em relação ao temperamento de Marcelo em jogos decisivos.

Volantes: Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes, Ramires e Fernandinho

Bem, Luiz Gustavo e Paulinho devem começar a Copa como titulares, com possibilidades grandes de Fernandinho roubar a posição de um dos dois, a temporada do volante do Manchester City é excelente, ele está próximo de conquistar sua primeira Premier League, como todo mérito, é claro! Ramires e Hernanes são jogadores coringas, Ramires faz várias funções e pode entrar no lugar de Hulk no decorrer da partida e Hernanes ainda pode substituir Oscar, o fato é que os dois mereciam muito está na lista, o rendimento de ambos só melhora a cada temporada.

Meio-campo: Oscar, Willian

Mais do que garantido, Oscar é um homem de confiança de Scolari, tanto que já deve chegar como titular absoluto, o fato é que na posição dele, não temos outro jogador com as mesmas características, talvez Willian, talvez Hernanes. Gosto muito do futebol de Oscar, embora ele não tenha tido um grande desempenho na Copa das Confederações e viver uma temporada irregular no Chelsea. Acredito que a Copa do Mundo será um ponto fundamental para o meia se firmar no futebol europeu, ele é fator crucial para a seleção. Willian também é um jogador multifuncional, ele pode jogar nas pontos, pode jogar no centro, ele é o cara! Willian foi uma das apostas de Scolari que deu muito certo, a ida para o Chelsea o ajudou, ele é um dos únicos jogadores de Mourinho que termina a temporada em alta, vale à pena apostar.

Atacantes: Neymar, Hulk, Bernard, Fred e Jô

Encerrando as expectativas, os pontas titulares, com certeza serão Hulk pela direita e Neymar pela esquerda, serão os pilares dessa seleção na Copa do Mundo, creio que nós torcedores abraçaremos a escolha de Scolari. Bernard será o reserva imediato, apesar de viver um verdadeiro ostracismo no Shakhtar, o garoto é o mais jovem do elenco e tem tudo para voltar a brilhar no Brasil. Fred e Jô são os centro-avantes, caso Fred chegue no melhor de sua forma, ele tem tudo para brigar pela artilharia do torneio, enquanto Jô seja o reserva imediato, lembrando ele se comprometeu e rendeu muito quando entrou em campo vestindo a Amarelinha.

Pois bem, achei a convocação interessante, tudo já estava muito claro e Felipão, assim como em 2002, apostou em um critério que vale a pena confiar. Questiono a convocação de Henrique e a não convocação de Miranda, mas entendo o técnico por não testar o zagueiro do Atlético de Madrid. Contudo, acredito que esses 23 jogadores tem totais condições de render e fazer uma excpecional Copa do Mundo, lembrando que o Brasil entra como favorito ao título e não pode se deixar levar por essa pressão. Faltam 38 dias para a Copa do Mundo, já respiramos o Mundial do Brasil, fique ligado!

Enquanto a Copa não chega, convido todos a acompanhar conosco a grande final da UEFA Champions League, Real Madrid ou Atlético de Madrid? Quem conquistará a glória máxima do futebol europeu? A resposta, dia 24 de maio, no Estádio da Luz e aqui na Tribuna, fique ligado!