terça-feira, 13 de maio de 2014

Final Ibérica valendo a Europa

A Liga Europa 2013/2014 está prestes a ser decidida, Benfica e Sevilla farão mais uma final Ibérica no Juventus Stadium e decidirão quem é realmente o grande conquistador da competição. Desde que foi remodelada com o nome UEFA Europa League, a Espanha conquistou duas vezes com o Atlético de Madrid, Portugal venceu com o Porto e a Inglaterra é a atual campeã graças ao Chelsea, dessa forma, ou a Espanha se firma como a grande vencedora ou Portugal empata a série e amplia a rivalidade.
Lima e Rakitic são protagonistas de Benfica e Sevilla na grande decisão da Liga Europa. (Tribuna do Cisco)
Quem esperava que a Juventus eliminasse o Benfica e fizesse a final em casa se enganou, o Encarnado passou com muito sofrimento e raça de seus atletas, mas está a um jogo de conquistar a Liga Europa e homenagear seu maior ídolo, foi em 2014 que Eusébio partiu, o Pantera Negra deixou saudades e os jogadores estão ainda mais motivados para conquistar o torneio. A campanha do time de Jorge Jesus na temporada é excelente, o time já levantou o título de campeão português e agora que afirmar a boa forma, do elenco, vale destacar a boa defesa composta por Ezequiel Garay e o capitão Luisão, os bons meias Nicolás Gaitán, Eduardo Salvio e o volante da seleção portuguesa, Rúben Amorim, no ataque, o destaque principal é o brasileiro Lima que, mesmo sem grife, fez seu nome no futebol de Portugal e é nome incontestável do onze inicial de Jorge Jesus, Cardozo e Rodrigo Moreno também merecem ser lembrados. Vejo o time do Benfica muito bem montado e pronto para ser campeão, a equipe tem demonstrado muita raça, essa que pode levar o Encarnado ao topo, coroando uma grande temporada e um excelente projeto de Jesus como técnico. Vale lembrar que o Benfica é o atual vice-campeão da Liga Europa, ano passado, o time foi derrotado pelo Chelsea em Amsterdam no último lance do jogo, a dolorida derrota ainda está engasgada em todos os remanescentes, dessa forma, apostaria ainda mais no Benfica na decisão, experiência será fundamental.

Se tratando de Copa da UEFA e da última década do futebol, o Sevilla é um time bastante temido, é verdade que a geração de Luís Fabiano, Daniel Alves, Andrés Palop, Frédéric Kanouté, Renato e Adriano, base bicampeã da competição, se foi, o time não é mais o mesmo, o técnico não é mais o mesmo, o Sevilla não é mais o mesmo. Quase tudo mudou, mas a história vitoriosa segue viva na alma do torcedor Sevillistas, a prova disso foi a emocionante semifinal diante do Valencia, uma classificação vinda apenas no último minuto do jogo, vitória que motivou ainda mais os jogadores que sonham em fazer com que o time volte a disputar grandes coisas. O elenco é bom, tem jogadores que fazem a diferença e que provavelmente deixem o time ao fim da temporada, apesar disso, o Sevilla terminou na quinta colocação a sua participação em La Liga, ou seja, já está garantido na próxima Liga Europa. Percebendo que a disputa com Real Madrid e Barcelona é muito complicada, se referindo a Liga Espanhola e a Copa do Rei, o Sevilla tenta se reerguer conquistando um torneio em que o clube se acostumou a vencer, para isso, o bom futebol apresentado por jogadores como Mbia, Ivan Rakitić, Marko Marin e, é claro, o grande artilheiro Carlos Bacca, a presença deles será de suma importância para as pretensões do Sevilla diante do Benfica, é importante frisar a direta participação do jovem técnico Unai Emery Etxegoien na formação do elenco, ele é alma e coração da equipe, um dos destaques do time que opta pelo coletivo.

A final da Liga Europa acontece amanhã em Turim, Benfica e Sevilla duelam por hegemonia, pelo título do segundo maior torneio da Europa, por uma vaga na UEFA Super Cup e, principalmente, pela chance de ser campeão no torneio dos mortais, vale a pena ficar ligado, a partida começa às 15:45 (horário de Brasília) e será transmitida pelo Esporte Interativo.

Palpite: Benfica.

Grande abraço!

Dia 24 de maio, os olhos do mundo se voltam para Lisboa, o Estádio da Luz será palco da grande decisão da UEFA Champions League. Real Madrid x Atlético de Madrid, respiramos a final da Liga dos Campeões, siga conosco, Esporte Entre Amigos!