terça-feira, 4 de março de 2014

A 100 dias da Copa, o post 300

Faltam apenas 100 dias para o mundial do Brasil, todavia este não será um post crítico como foi o dos 500 dias, será um post para analisarmos um pouco como nossa seleção está e como ela pode quebrar um tabu que jamais foi quebrado. Pois bem, amanhã o Brasil encara a África do Sul, em Johanesburgo, a seleção é aquela limitada que todos nós vimos na copa passada, mas ela já aprontou para a Espanha no ano passado, vencendo por 1 a 0.
A 100 dias da Copa, a defesa está praticamente fechada. (Tribuna do Cisco)

Queimando minha língua, Felipão conseguiu montar um time unido, compacto e eficiente, destacando seu auge na Copa das Confederações do ano passado. O técnico terá que ter cuidado, um dos erros cruciais de Dunga em 2010 e Parreira em 2006 foi chegar aos mundiais com muito oba-oba, deixando de lado a questão técnica, fracasso na certa, isso porque os dois times caíram de rendimento.

Em sua última convocação, Scolari optou por esperar Fred o atacante já se recuperou e volta a seleção após um bom tempo parado, será que podemos realmente confiar no nosso camisa 9? O fato é que eu acho que Jô pode dar conta, diferente do que muitos dizem, creio que Jô tenha merecido chegar aonde chegou, ele já é um dos maiores jogadores da história do Atlético Mineiro, participou do praticamente o único grande título do Galo nos últimos 20 anos, não vamos ter problemas no ataque.

Vários tabus a serem quebrados. (Blog do Paulinho)
Problemas ofensivos não foram problemas para as falhas que nos custaram as eliminações nos últimos mundiais, um vacilo grotesco da defesa contra a França em 2006 e mais um contra a Holanda na África (nos dois gols de Sneijder) fizeram com que o sonho do hexa fosse adiado. Mudando de posição, Neymar se tornou o homem de confiança e crucial para o desempenho nacional, a 100 dias da copa, necessitamos de um Neymar 100% focado pelo hexa, critiquei quando tiraram a 10 de Oscar, mas Neymar me respondeu jogando muito bom futebol, ele terá que ser melhor que o Ronaldinho de 2006.

Ao lado do 11 do Barcelona temos Bernard, Hulk e muito provavelmente William, eu ainda prefiro Lucas acho o cara mais completo e com mais chances de desequilibrar, mas Felipão, que não simpatizou muito com o garoto do PSG, adorou o desempenho do meia do Chelsea, é um jogador bastante multifuncional, pode ajudar de várias formas. No meio-campo, as dúvidas são grandes, como meia de criação, Oscar já está confirmado, o único problema é um reserva a altura para ele, em 2013, na Copa das Confederações, Jádson foi o escolhido. O rendimento de Jádson caiu de maneira catastrófica, ele não deve seguir para a Copa do Mundo, abrindo uma becha para o reserva.

Eu acredito que Hernanes possa tanto fazer a função de volante, como jogar mais a frente em alguns momentos, é um coringa excelente para o elenco, o problema é que Felipão não o convocou para o amistoso de amanhã, gerando dúvidas sobre a confiança do técnico no novo jogador da Internazionale. Entre os volantes, as dúvidas não param de aparecer, temos os titulares Paulinho e Luiz Gustavo e ainda vários suplentes, Hernanes, Ramires, Lucas Leiva e agora Fernandinho do City, todos excelentes jogadores. Embora eu ache Luis Gustavo o mais limitado entre todos os outros, ele é peça-chave de Scolari e não tem como tirá-lo do time titular, daí, eu levaria Gustavo, Paulinho, Hernanes e Fernandinho, para mantermos um pouco do que foi nas Confederações.

Nas laterais, a direita parece estar quase resolvida, Daniel Alves como titular, Maicon e Rafinha disputam um lugar no banco de reservas, os dois estão em grande forma, aposto na vantagem de Maicon pela experiência e simpatia de Felipão, apesar de que o jogo de amanhã pode fazer com que o técnico mude de ideia. Na esquerda, Marcelo é absoluto e a outra vaga deverá ficar com Maxwell, o jogador do PSG convenceu em suas atuações pela amarelinha, foi mais expressivo que o campeão das Confederações Filipe Luís, deve segurar a vaga no banco.

Na zaga, sobrou uma vaga, o monstro e capitão Thiago Silva e seu parceiro David Luiz estão mais do que confirmados no time titular, a presença dos dois é essencial para o sucesso nacional, Dante é o reserva imediato e resta uma vaga. Réver foi o escolhido nas Confederações, mas seus péssimos jogos e uma lesão grave deve tirá-lo da Copa, creio que a dúvida esteja entre Dedé e Marquinhos, o jovem do PSG é mais técnico e habilidoso, mas acho que Dedé mereça mais a vaga.

No gol, uma das maiores injustiças, Júlio César não joga para valer em clubes desde que saiu da Inter, amargurou um rebaixamento pelo QPR e agora acertou uma péssima negociação com o Toronto FC, como levar um goleiro que só jogará uma competição oficial em abril? Scolari responde: "Mesmo que ele não jogue [no clube], ele vai para a Copa. Pelo menos entre os três goleiros, ele estará. Eu gosto, admiro, é muito bom, muito bom mesmo. Se não está jogando, isso envolve questões financeiras, e a gente não tem que se meter nesse assunto", declarou o treinador. Contudo, Júlio fez e faz bons jogos pela seleção, ou seja, vai pra copa! Jefferson é o reserva e está garantido no mundial. A outra vaga deve ir para Cavalieri, já que ele participou da campanha no ano passado e Scolari não dá sinais de que vá convocar Fábio, portanto, a seleção deve está fechadíssima para a Copa. Após o jogo de amanhã contra a África, Scolari só convocará para o torneio, ou seja, amanhã é dia de mostrar serviço para se garantir na Copa.

Felipão terá que quebrar tabus e, a 100 dias da copa, o técnico deve se recordar que nenhum outro treinador conseguiu conquistar a Copa duas vezes no Brasil e Parreira, seu atual assistente, participou de um vexame em 2006. Outro tabu é que o campeão da Copa das Confederações jamais foi campeão do mundo no ano seguinte, será quase missão impossível passar das quartas de final, lembrando que as duas eliminações nas quartas nas últimas duas copas.

Enquanto o time vive boa sintonia no campo, o governo brasileiro e a FIFA vivem cada vez mais hipocrisia nas entrevistas, vale destacar que o estádio de Andrés Sánchez... quer dizer, o estádio do Corinthians ainda não está pronto, muitos menos o estádio em Manaus, lembrando que o risco do Beira-Rio e a Arena da Baixada serem retiradas do mundial ainda existe. Apesar disso, muito dinheiro no bolso e saúde para Blatter, Valcke e os companheiros brasileiros, estamos a 100 dias para a Copa do Mundo mais corrupta da história, pelo menos até a Rússia em 2018 e o Catar em 2022.
O muito suspeito comitê organizador. (Veja-Reuters)
Grande abraço!