sábado, 1 de fevereiro de 2014

UFC 169: Dois cinturões pelo Brasil e pela Nova União.

Salve queridos leitores da Tribuna do Cisco! Em mais uma data que já virou costume, o UFC 169 acontece no mesmo final de semana do Super Bowl lá nos EUA. O evento está estrategicamente (ou não) postado em Nova Jérsei, no Prudential Center, casa do New Jersey Devils, time bem tradicional da NHL. Para deixar tudo ainda mais chamativo, um excelente card foi preparado para este sábado, com dois cinturões em jogo e lutas chaves em algumas categorias.

Poster oficial (uol.com.br)



O UFC 169 reflete diretamente no status dos lutadores brasileiros perante aos "fãs" de nossa pátria na franquia americana. Em um país de cultura injusta, em que o segundo lugar não é visto como o logo abaixo do melhor, mas como o primeiro perdedor, José Aldo e Renan Barão correm os mesmos riscos que de críticas injustas que Júnior Cigano, Lyoto Machida e qualquer outro brasileiro que não conseguiu manter sua hegemonia. Mas, um ponto deve ser muito destacado neste final de semana, que mediante a uma bolha de críticas (no meu ponto de vista, muito justas! É só lembrar de casos como os de Shogun, Érick Silva, Paulo Thiago e outros com potencial mas que se acomodaram) sobre a preparação de muitos lutadores que optam por treinar e se desenvolver no Brasil, uma academia vem para mostrar com profissionalismo e resultados podemos formar grandes atletas sem a necessidade que eles se formem lá fora.

O líder (msn.com.br)
Gostaria de deixar claro que não sou contra você treinar ou elaborar campings fora do Brasil. Mas, a Nova União, merece todos os elogios que lhe são dados e sábado é uma grande chance deles colherem estes árduos frutos. Para os que não sabem, a NU surgiu como uma academia genuinamente de BJJ, desde sempre com André Pedeneiras à frente da instituição. O que achei mais interessante através de uma pesquisa básica é que a NU surgiu para difundir a arte suave na Zona Norte do Rio de Janeiro, pois achavam que nesta área da capital fluminense, onde BJJ não estava com um desenvolvimento satisfatório, gerando uma tremenda diferença em comparação com a Zona Sul, por exemplo.

Isto mencionado no parágrafo acima só engrandece ainda mais a existência e o sucesso da NU! Porém, é pouco para o que vemos. Esta academia hoje possui dois campeões do UFC e um no Bellator, Aldo já varreu a categoria, assim como Dudu e Barão possui a maior sequência invicta de vitórias na história do MMA. E, lembrando, eles surgiram como uma academia de Jiu-Jitsu! Por sinal, nunca fugiram da tradição de formar faixas-preta, apenas se profissionalizaram ainda mais e expandiu sua filosofia ao redor do mundo. A diferença foi que eles procuraram evoluir e trouxeram especialistas em todas as artes para desenvolver seus atletas. Além disso, não é raro vermos estrelas sendo convidados para os campings da Nova União, para este último, tivemos as presenças de BJ Penn (que é faixa preta formado por Dedé) e Popó Freitas.

O exército (bronxgt.com)
E sábado pode ser o dia da glória! Próximo à data do MMA awards, a Nova União e Dedé Pederneiras podem colocar seus nomes entre os imortais do MMA. Essa relação mútua entre os dois fez só com que ambos ganhassem respeito e admiradores. E todo o Brasil estará torcendo diretamente para Aldo e Barão, porém, "involuntariamente" para a glorificação da academia Nova União. São instituições como essa que fará o esporte cada vez mais profissional aqui. São instituições como essa que descobrirão, treinarão, desenvolverão e formarão os novos campeões brasileiros do esporte. São instituições como essa que mudam uma rua, um quarteirão, um bairro e põe um caminho de dedicação e vitórias para seus pupilos.  São instituições como essa que merecem ter os campeões que a Nova União possui!

As lutas do card principal serão discutidas em breve. Antes, temos os destaques do card preliminar. Mais um russo debutará no UFC, desta vez é o ex-campeão do M1-Global Rashid Magomedov que enfrentará Tony Martin. O canadense John Makdessi colocará sua sequência de três vitórias contra o brasileiro Alan Nuguette. E a última peleja antes de entrarmos no card principal que comento é Al Iaquinta e Kevin Lee.
O resultado (Upperbrazil)

Agora vamos ao card principal.

JAMIE VARNER VS ABEL TRUJILLO
Já vou demonstrar meu palpite afirmando que se Trujillo vencer este combate, será uma das maiores zebras que poderemos ver no UFC. Varner é superior na maioria dos aspectos, podendo ter encontrar uma maior desvantagem na luta em pé, todavia, lembramos da luta contra Edson Barboza e ele soube anular muito bem o striker brasileiro. Além disso, ele vem fazendo grandes lutas dentro do octógono, independente se ganhando ou perdendo. Trujillo é um cara forte, de bom condicionamento e com um grande poder de nocaute! Essa tem que ser sua chave para a vitória, mesmo enfrentando alguém que nunca foi nocauteado.

PALPITE: VARNER POR NOCAUTE NO SEGUNDO ROUND.

JOHN LINEKER VS ALI BAGAUTINOV
Mais uma vez, perdeu para a balança. (sportv.com)
Imagino que o vencedor desta peleja deva enfrentar John Dodson em busca do próximo titleshot da categoria. Porém, a luta do brasileiro começa muito antes do que acontece no octógono. Lineker perdeu o peso em três das cinco vezes em que se comprometeu a ficar abaixo das 125 libras da categoria. Na luta, ambos são bem gabaritados! Lineker é um trocador de primeira linha, mas o russo não fica muito atrás. Já na luta de solo, Bagautinov possui grande vantagem, pois, além de ser considerado um atleta de nível internacional na arte greco-romana, somando com o fato de o representante do Paraná já ter sido finalizado três vezes na carreira. Realmente não sei se Lineker estará bem treinado o suficiente para conter estas investidas.

PALPITE: BAGAUTINOV POR DECISÃO UNÂNIME

FRANK MIR VS ALISTAIR OVEREEM
Esta é a luta que vale o emprego desta edição. Ambos vêm em sequencias de derrotas e o derrotado não deverá constar mais na lista de lutadores do UFC. Temos um duelo clássico entre Striker e Grappler. Overeem saiu da Blackzilians e fez seu camping na Ásia. Mir não mudou seu treinamento e não sabemos como foi sua preparação. Mir tem um condicionamento físico melhor que o holandês, todavia, aparentemente sua capacidade de absorção dos golpes já faz tempo que o abandonou, e para piorar ainda mais esta situação, a luta começa em pé. Acredito que Mir não conseguirá levar a luta para o chão e não passará do primeiro round.

PALPITE: OVEREEM NO PRIMEIRO ROUND POR NOCAUTE.

JOSÉ ALDO VS RICARDO LAMAS
Lamas está numa ótima fase! Com uma boa sequencia de vitórias e seu posto como desafiante é mais que justo. Porém, ele ainda está muito longe de atingir o mesmo nível que o atual campeão. Lamas é perigoso, resistente, bom estrategista mas pouco contundente para enfrentar Aldo. Isto é algo que sempre deve ser observado em disputas de título, se o lutador não consegue terminar seus combates, deixar o resultado para os juízes é muito confortante para o campeão. Aldo é bem treinado, é forte, é rápido, nocauteia e sabe se virar muito bem no chão. Em outras palavras, está muito difícil para que Lamas consiga encontrar uma brecha no jogo do brasileiro para tentar converter seu esforço em vitória.

PALPITE: ALDO NO TERCEIRO ROUND POR NOCAUTE

RENAN BARÃO VS URIJAH FABER
Esta luta fará todos ficarem muito atentos aos televisores. Com a retirada do título de Dominick Cruz, Renan Barão foi nomeado campeão e o próximo desafiante ao cinturão foi o escolhido para enfrentar o brasileiro em sua primeira defesa. Os dois se enfrentaram em julho de 2012 com uma performance dominante do atual campeão. Porém, Faber se mostra sempre um cara muito disciplinado, sedento por luta e vitórias! O californiano quatro lutas ano passado e todas dominando seus oponentes. E desta vez, imagino que não será diferente. A questão é, Pederneiras traçar uma estratégia que conseguiu anular o jogo de Wrestling do americano, sua principal arma, como aconteceu no primeiro duelo. Se Barão conseguir manter a distância com um Muay-Thai afiado e se movimentar constantemente, Faber vai ter que ficar correndo atrás. Uma coisa é certa, ambos estarão muito bem preparados fisicamente, acho que esta luta vai até o quinto round.

PALPITE: BARÃO POR DECISÃO UNÂNIME.