sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

2 Melhores da história e uma zebra campeã de tudo

Está chegando à hora! Nesta segunda-feira (13/01/2014), o mundo vai conhecer o melhor jogador do ano de 2013 no futebol. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou Franck Ribéry, quem vai ser coroado por ter brilhado no ano passado? Além dos craques, novamente conheceremos a melhor jogadora de futebol feminino e os melhores técnicos, tanto do masculino quanto do feminino.
Ribéry, Messi, ou Ronaldo, quem leva a bola de ouro? (Tribuna do Cisco)

Diferente dos anos passados, neste ano, o prêmio não tem um vencedor claro, na minha visão, Messi segue sendo o melhor do mundo, mas sofreu com muitas lesões em 2013, lesões que custaram à vida do Barcelona na UEFA Champions League. Cristiano Ronaldo foi o de sempre, um craque! Infalível, o português segue fazendo gols e resolvendo a vida do Real Madrid, porém o título expressivo ainda não veio. Ribéry foi o cara da temporada, sendo crucial para todos os títulos do Bayern no ano que se passou, Liga dos Campeões, Bundesliga, Copa da Alemanha, Super Copa da Europa e Mundial e Clubes.

Penso que Ribéry talvez mereça mais o prêmio por uma questão de critério, Messi é o melhor, mas as lesões não deixaram o atacante jogar, e, caso o prêmio pare nas mãos dele, seria a prova real de que a FIFA não está nem aí para quem joga mais e sim em fazer dinheiro... O que é uma verdade. Cristiano Ronaldo é, sem dúvidas, muito melhor que Ribéry, além disso, ele resolve, ele faz gols, ele dar assistências, ele é um exímio cobrador de faltas, o grande problema é a seca de títulos, para ser mais preciso, é a seca de Ligas dos Campeões, o Real vive uma das piores secas de sua história, já são 12 anos sem uma conquista continental.

Por exemplo, em 2010 France Football e FIFA se uniram por um prêmio único, estava claro que Sneijder foi o melhor do ano, conquistou a tríplice coroa com a Internazionale e levou a Holanda a final da Copa do Mundo da África. Com capitães, técnicos e jornalistas votando, Messi faturou sua segunda bola de ouro, por essa razão, acredito que Ronaldo mereça e deva conquistar pela segunda vez o prêmio.

Palpite: Cristiano Ronaldo.
Os melhores técnicos de 2013... Faltou Scolari. (Tribuna do Cisco)

Concorrendo a melhor técnico de 2013 estão Jurgen Klopp, Jupp Heynecks e Sir Alex Ferguson, páreo duríssimo e difícil não levar em conta a história de cada um. Para mim, a FIFA mais uma vez erra ao colocar Sir Alex, isso porque a indicação serve como uma homenagem a aposentadoria do maior técnico de futebol de todos os tempos, eles deveriam dar um prêmio a parte e colocar Luiz Felipe Scolari junto aos alemães, afinal de contas, ele conseguiu resgatar o futebol da seleção da CBF.

Jurgen Klopp é o homem que conseguiu resgatar o futebol do Borussia Dortmund, disputando por 3 temporadas de igual para igual contra o Bayern de Munique, contudo, ficou nítida a fraqueza dos aurinegros no confronto direto contra os Bávaros. Encerrando o trio, temos Jupp Heynecks, técnico que junto a Ferg também se aposentou. Ele sofreu o baque do vice contra o Chelsea um ano antes e na temporada passada, ele conquistou a tríplice coroa junto ao Bayern, se despedindo do futebol em um ano muito melhor que o dos dois outros técnicos, por isso, ele merece o prêmio.

Palpite: Jupp Heynecks.

Carimbadas, Wambach e Marta terão a zebra Angerer para o confronto. (Tribuna do Cisco)
Entre as mulheres, temos uma zebra e duas peças que sempre estão garantidas na votação, Marta já tem 5 prêmios de melhor jogadora de futebol feminino, ela é a maior jogadora da história do futebol.  Abby Wambach é a atual vencedora do Prêmio, muito por ter ajudado a seleção dos Estados Unidos e medalha de Ouro nas Olimpíadas de Londres, creio que ela deve novamente vencer a disputa. Por último, uma grande surpresa, a goleira alemã Nadine Angerer de 35 anos, ela foi crucial na campanha da seleção na conquista da Eurocopa feminina, por isso, pode levar o triunfo. Enfim, entre as três opções é fato e merecido o Prêmio para Marta, porém, creio que Wambach leve o bi.

Palpite: Abby Wambach.

2 mulheres experientes contra um jovem técnico campeão europeu. (Tribuna do Cisco)
Treinando as mulheres, concorrem a sempre vitoriosa Pia Sundhage, a também experiente Silvia Neid e o jovem promissor Ralf Kellermann. O ruim do futebol feminino é a pouca visibilidade e a falta de grandes eventos de seleções, como por exemplo as copas continentais, só existe a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tendo um intervalo de 3 anos para essas competições. Todavia, entre os três indicados, quem realmente mereceu foi Kellermann, por conquistar a Liga dos Campeões feminina, entretanto, Pia Sundhage é a melhor técnica da história do futebol feminino, multicampeã, segura e talvez ela tivesse potencial para fazer sucesso no futebol masculino.

Palpite: Ralf Kellermann.
Só golaços! Ibra deve levar. (Tribuna do Cisco)

Encerrando as premiações, temos o Prêmio Puskas, uma lista de grandes gols que marcaram 2013... E até mesmo 2012, Zlatan Ibrahimovic mandou aquele petardo de bicicleta contra a Inglaterra em um amistoso no ano retrasado, é grande favorito ao título. Gols em campeonatos aleatórios, mais um golaço de Neymar, figura carimbada no Puskas. O atual campeão não vingou no futebol até o momento, eu realmente esperava mais de Miroslav Stoch, com 24 anos, ainda não despontou no Fenerbahce. Nemanja Matic pelo Benfica, Neymar pela seleção brasileira e Ibrahimovic pela seleção sueca, um páreo duro, mas eu votaria em Ibra e meu palpite vai para o seu golaço.


Palpite: Zlatan Ibrahimovic.