segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Simples e absoluto

O Grande Prêmio de Abu Dhabi (Yas Marina) viu a lenda passar no dia de ontem, Sebastian Vettel, mais uma vez, brincou na pista e chegou a décima primeira vitória no Mundial. Mesmo com o tetra já garantido e não largando na pole, Vettel ultrapassou seu companheiro Webber e conseguiu dominar mais prova, batendo mais um recorde. Felipe Massa, assim como a Ferrari não fez boa corrida, apesar disso, ele terminou na oitava colocação.
Dobradinha da RBR e mais um alemão para completar o pódio. (Tribuna do Cisco)

Mark Webber, o então pole position não largou bem e foi ultrapassado pelos dois alemães, Vettel e Rosberg. Grosjean também largou bem, deixando Hulkenberg e Hamilton para trás, um francês maluco faz uma temporada excelente. Quem não foi bem foi Kimi Raikkonen, o finlandês, que foi excluído do treino de sábado, andou mal e ainda esbarrou na Caterham de Charles Pic, quebrando a suspensão de sua Lotus, dando adeus precoce a prova.

Vettel voava na prova, abrindo cerca de 30 segundos de vantagem, é impressionante como os outros pilotos já abandonaram o campeonato, Sebastian agradece. Fernando Alonso fazia suas rápidas investidas em Felipe Massa, novamente, não teve jeito para o brasileiro, Alonso o ultrapassou e terminou na sua frente. Paul Di Resta, da Force India fez uma prova excelente, colocando muitos grandes pilotos no bolso. O Escocês terminou na sexta colocação, na frente de Hamilton e Massa.

Alonso, que já havia ultrapassado Massa, continou mais uma corrida de recuperação, ultrapassou Hamilton e Di Resta, estacionando na quinta colocação, uma boa prova do espanhol, que não prova que não tem condições de bater um Vettel absoluto! Nico Rosberg não existiu ao carro espetacular da RBR e foi surpreendido por Webber, contudo o alemão conseguiu manter a terceira posição, fazendo com que a Mercedes ultrapasse a Ferrari no Mundial de Construtores.

E foi isso, Vettel viu a bandeirada e comemorou com uma cena bastante inusitada, um típico zerinho que animou todos os amigos do esporte, uma cena fantástica! Após quase 40 segundos, chegaram Webber e Rosberg. Recorde batido, Vettel consegue fazer o que ninguém jamais conseguiu, repito: “O alemão tem tudo para superar seu compatriota Michael Schumacher”.
Belíssima pista de Yas Marina e show de Vettel. (Tribuna do Cisco)

Vettel chegou aos 347 pontos, Alonso tem 217 pontos e duas vitórias na temporada e Raikkonen tem 183 e uma vitória. Entre as equipes, a RBR já é campeã, com 513, a Mercedes ultrapassou a Ferrari e agora tem 334 pontos, a Ferrari tem 323. Daqui a duas semanas, acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, mais uma prova para Sebastian Vettel bater recordes, essa é minha aposta e a de outros tantos, um grande abraço!

Classificação Final – Grande Prêmio de Abu Dhabi:

1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas em 1h38m06s106   
2) Mark Webber (AUS/RBR) + 30s8         
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 33s6         
4) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 34s8         
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 1m07s1         
6) Paul Di Resta (ESC/Force India) + 1m18s1    
7) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1m19s2        
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m22s8        
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m31s1         
10) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m33s2         
11) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1m35s9         
12) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m43s6          
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m44s1          
14) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta         
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1 volta         
16) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta         
17) Jean-Éric Vergne (FRA/STR) + 1 volta         
18) Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta         
19) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta         
20) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 2 voltas         
21) Max Chilton (ING Marussia) + 2 voltas          

Não completou:
22) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), na 1ª volta

Melhor volta: Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1m43s434