segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vettel, de novo?!

Final de semana perfeito para ele, sempre ele, Sebastian Vettel não deu chances e continua sobrando na temporada 2013 da Fórmula 1. O alemão fez a super pole, fez a volta mais rápida na prova e venceu o Grande Prêmio da Coréia, em Yeongam. Felipe Massa fez uma corrida de recuperação, foi do céu ao inferno e ainda conseguiu retornar aos céus, veja como foi o fim de semana nos embalos da F1 na Ásia.
Vettel vence a quarta seguida, o alemão não dá chances para os demais. (Reuters)

Pouca coisa mudou na largada, Vettel mantendo a ponta, seguido por Hamilton, Grosjean. Quem protagonizou mesmo o início da prova foi nosso querido Felipe Massa, o brasileiro rodou na segunda curva, por pouco, um grave acidente não aconteceu. O piloto da Ferrari caiu para último, Button danificou o bico, e Grosejean ultrapassou Hamilton e roubou a segunda colocação, Massa realmente causou um verdadeiro tumulto na prova.

A corrida ia acontecendo e veio o primeiro grande duelo da prova, antigos e atuais rivais, os futuros “companheiros” de equipe Raikkonen e Alonso reviveram grandes momentos, um duelo que causou uma certa nostalgia, o finlandês levou a melhor. Detalhe: Kimi largou apenas na nona colocação, após ultrapassar Alonso, o piloto já estava em sexto. Mais um incidente na pista, a asa dianteira de Nico Rosberg estava com defeito, muito rebaixada, com isso, o piloto acelerava, a asa se chocava com a pista e faíscas rolavam, todavia nada grave aconteceu e o alemão foi para os boxes da Mercedes para trocar o equipamento.

O terceiro incidente aconteceu com Sergio Pérez, dessa vez, nada de tão grave, o protetor do pneu dianteiro direito da McLaren dechapou, prejudicando o mexicano e a prova, o safety car foi acionado, poderia Vettel perder a ponta? Que nada! Quando tudo estava tranquilo, a corrida já parecida decidida, veio o último grande incidente da prova, Mark Webber deu a sorte grande, foi acertado por uma peça que soltou do carro de Sutil, o australiano foi a grama e ainda teve de assistir o seu carro pegar fogo, triste fim de carreira para Webber e sua RBR.

Grid Girls coreanas para descontrair o post. (Reuters)
Fim de problemas, vamos a corrida, os coreanos e os demais amigos do esporte presenciaram o duelo que vem marcando a temporada 2013, Hamilton e Alonso disputaram a quinta colocação de um jeito excepcional, no geral, a vantagem é ligeira para Fernando, porém, dessa vez, Lewis não permitiu com que o espanhol o ultrapasse, bloqueando todas as tentativas. Grande prova de Lewis Hamilton, que acabou ficando fora do pódio. Hulkenberg também fez grande prova, terminando na quarta colocação e acelerando muito para fugir da briga de Hamilton e Alonso.

Provavelmente fora da temporada 2014, Felipe Massa se recuperou do erro do início da corrida e ainda conseguiu pontuar, o brasileiro, que foi de último para a nona colocação, recuperação incrível do “quase” campeão mundial em 2008. Apesar disso, a Ferrari não foi bem no GP da Coréia. No fim da prova, Kimi Raikkonen, o mesmo que largou em nono, disputava a segunda colocação com seu companheiro de equipe Grosjean, e sim, o finlandês conseguiu ultrapassá-lo, mais um show de Kimi Raikkonen, o segundo piloto mais completo da F1 na atualidade.

Vettel, mais uma vez, pouco apareceu na prova, isso porque ele sobrou na pista, foi a quarta vitória seguida do alemão, a oitava no campeonato, se tudo der certo, Vettel pode conquistar o tetra já no próximo final de semana, no  GP do Japão. Kimi Raikkonen e Grosjean completaram o pódio em Yeongam. Vettel está com 272 pontos, 102 a mais que Fernando Alonso, com apenas 100 em disputa. Kimi Raikkonen vem tendo um bom retrospecto e ainda pode ultrapassar Alonso.
O fim de semana em cinco atos. (Tribuna do Cisco)

Entre as equipes, a RBR chegou a 402 pontos, a Ferrari voltou a segunda posição com 284 pontos, um a mais que a Mercedes, a Lotus é terceira com 239 pontos. As demais equipes decepcionam e não fizeram nem 100 pontos, é o caso do fracasso da McLaren em 2013, Button e Pérez não se entendem e a escuderia tem apenas 81 pontos na temporada. Encontro marcado, no próximo fim de semana, o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. É bom ficar ligado, dependendo de uma certa combinação de resultados, Vettel pode conquistar o tetra já semana que vem, a Tribuna não vai perder essa, e você?

Resultado – Grande Prêmio da Coréia do Sul (Yeongam):
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas em 1h43m13s701
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 4s200
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 4s900
4) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 24s100
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 25s200
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 26s100
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 26s600
8) Jenson Button (ING/McLaren) + 32s200
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 34s300
10) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 35s100
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 35s900
12) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 47s000
13) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 50s000
14) Charles Pic (FRA/Caterham)   + 1m03s500
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1m04s500
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1m07s900
17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1m12s900
18) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 2 voltas
19) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 3 voltas
20) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 5 voltas

Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/RBR) 41 voltas
Paul Di Resta  (ING/Force India) 29 voltas

Volta mais rápida:
Sebastian Vettel (RBR) 1m41s380