domingo, 15 de setembro de 2013

Na rota dos campeões

Jogos memoráveis, grandes craques, estádios lotados e toda a tradição da UEFA Champions League estão de volta! A vitória do Bayern sobre o Chelsea pela Super Copa da Europa e o sorteio dos grupos deram o pontapé inicial na temporada 2013/2014 da UEFA. A grande final desta edição será realizada em Lisboa, num dos estádios mais fantásticos da história do futebol, o Estádio da Luz, no dia 24 de maio de 2014, beirando a Copa do Mundo do Brasil. Enquanto a final não chega, a Liga dos Campeões começa neste mês, por isso, a Tribuna preparou um pequeno guia, um raio-x dos 8 grupos e, é claro, o nosso palpite de quem leva o maior torneio de futebol do planeta, confira:
Grandes novidades para 2013/2014, eis o maior torneio do planeta! (Tribuna do Cisco)



Felllaini foi o único grande reforço dos Diabos. (Getty)
O primeiro grupo já mostrou um grande equilíbrio, o Manchester é a grande força, apesar de estar enfraquecido. O time de David Moyes contratou o jovem Varela e o bom meia Fellaini, os Red Devils devem conseguir a classificação, mas vão sofrer para consegui-la. Segunda força da chave, o Shakhtar se encheu de excelentes brasileiros, do brasileirão, trouxe logo 3 grandes joias, foram eles: Fred (ex-Internacional), Wellington Nem (ex-Fluminense) e Bernard (ex-Atlético Mineiro). O time realmente é bom, mas ainda coloco os ucranianos abaixo, por exemplo, do Galatasaray, time turco que tem Drogba e Sneijder, e é claro, muita tradição, todavia, o Shakhtar pode sim conseguir a classificação.

Bernard foi contratado a peso de ouro.
(Shakhtar Oficial)
O Bayer Leverkusen fez uma boa temporada em 12/13, terminando a Bundesliga em terceiro, porém, os alemães perderam seu grande craque, André Schürrle foi para o Chelsea de José Mourinho, deixando os torcedores órfãos de um craque. O time ainda é razoável, por isso, colocaria o Leverkusen na briga por uma vaga na Liga Europa, no caso, a terceira colocação, mas será dificílimo. Grande surpresa na fase preliminar, a Real Sociedad pode ser o Málaga desta edição de Champions, a equipe se impôs para cima do Lyon e derrotou os franceses tanto na ida, quanto na volta. A equipe conta com o talento de Vela, o bom jogador mexicano é candidato a artilheiro nessa primeira fase, aposto num surpreendente Sociedade, conseguindo a classificação.

Palpite:

Classificados – Manchester United e Real Sociedad.

Liga Europa – Shakhtar Donetsk.



Bale e mais dez nos galáticos. (The Sun)
O primeiro grupo da morte é o grupo B, o maior campeão Real Madrid terá de vencer jogos duríssimos caso queira reconquistar a Europa. O time de Florentino Pérez voltou a ser protagonista nesta janela de transferências, gastou verdadeiras fortunas por Isco e Illarramendi e inflacionou o mercado pagando 100 milhões de euros por Gareth Bale, o time está muito reforçado. Contudo, liberar Özil para o Arsenal foi um grande erro por parte de Ancelotti, a equipe perdeu seu grande meio-campo. Com Isco, Bale e Ronaldo, o Real pode triunfar na fase de grupos e na fase final, quem sabe a seca não termina nesta temporada.

Ataque de peso, time de peso, a Juve é favorita.
(Youtube)
Bicampeã italiana, a Juventus fracassou na última Champions League, com uma derrota melancólica para o campeão Bayern. Entretanto a equipe transformou seu ataque em um ataque de ponta, trouxe a experiência de Carlos Tévez para substituir a posição deixada por Del Piero, o argentino assumiu a 10. E Fernando Llorente, o gigante atacante espanhol chegou para ser o artilheiro da Velha Senhora na temporada, já era hora de Llorente chegar a um time grande. No meu ver, a Juve é a grande favorita ao título da Liga dos Campeões.

Gigante na Turquia, o Galatasaray tem um elenco de time gigante, esse elenco conseguiu levar os turcos a fase de quartas de final na última temporada, caindo para o Real Madrid. Curiosamente, o rival espanhol está novamente no caminho dos turcos, uma grande falta de sorte. A equipe é ótima, tem um grande estádio e uma torcida muito apaixonada, porém, não dá para competir com Real e Juventus, o Galatasaray deve ficar com a vaga na Liga Europa.
Paixão! Isso define a fanática torcida do Galatasaray. (Galatasaray Oficial)
O Copenhaguen é um mero figurante, é candidatíssimo a segurar a lanterna do grupo.

Palpite:

Classificados – Real Madrid e Juventus.

Liga Europa – Galatasaray.


Cavani é a nova cara do PSG. (Reuters)
Sem dúvidas, é o grupo mais fácil da Liga nesta temporada, o PSG tem tudo para dominar e conseguir 100% de aproveitamento. O time contratou bem, manteve a base campeã da Ligue 1, Cavani é candidato a artilheiro, sem falar do banco fantástico que Laurent Blanc tem. O Benfica deve ficar com a segunda posição, apesar de não viver um bom momento, o talento de alguns jogadores deve fazer a diferença para o time de Lisboa.

Estádio da Luz será a sede da grande final, mas é quase impossível que o Benfica chegue até ela. (Google)
Vivendo uma crise sem fim, o Olympiacos trouxe Javier Saviola e Alejandro Domínguez para formar sua dupla de ataque, juntos, os argentinos vão reeditar uma dupla dos tempos de River Plate e podem fazer a diferença. O Anderlecht é um mero figurante, deve ficar com a lanterna.

Palpite:

Classificados – PSG e Benfica.

Liga Europa – Olympiacos.



Atual campeão, o Bayern conta com Pep para buscar o bi.
(Reuters)
No grupo do atual campeão, o Bayern reencontra o Manchester City, dessa vez, o clube inglês está completamente mudado, com um estilo de jogo muito mais espanhol, os dois bichos-papões devem passar no grupo. Os Bávaros faturaram nada mais nada menos que tudo o que disputaram na última temporada, além disso, trouxeram Pep Guardiola, Mário Götze e Thiago Alcântara, tem tudo para manter a coroa nesta temporada. É óbvio que o Bayern vai ter que trabalhar e começar do zero, isso porque Pep terá de colocar a equipe no seu estilo, uma dura missão para o melhor técnico dos últimos tempos.

O esquadrão Citizen para entrar de vez no cenário europeu.
(Premier League)
Após fracassar nas últimas duas temporadas, o Manchester City reformulou seu time, começando pelo banco de reservas, cabe a Manuel Pellegrini a função de colocar os citizens na fase final da competição, coisa que ninguém jamais conseguiu. Negredo, Návas, Jovetic, Fernandinho e Demichelis, foram muitos reforços que se juntam a Aguero, Silva, Toure e Cia. O City vai dar bastante trabalho ao Bayern de Munique.

Seguindo para os figurantes, temos o CSKA, os russos foram campeões nacionais e se reforçaram com o habilidoso brasileiro Vitinho, porém num grupo com o atual campeão europeu e o melhor elenco da Inglaterra, o CSKA não tem nenhuma chance, ficará com a vaga na Liga Europa. O Viktoria realmente não tem condições num grupo tão concorrido, vai segurar a lanterna.

Palpite:

Classificados – Manchester City e Bayern de Munique.

Liga Europa – CSKA.



Eto'o chegou e o Chelsea também é favorito ao título.
(Chelsea Oficial)
Depois de um vexame na última Liga dos Campeões, o Chelsea voltou com moral, conquistou a Liga Europa, trouxe José Mourinho para o comando técnico e o time que era um pouco imaturo na última temporada, parece que amadureceu e está muito fortalecido. Caso Torres continue jogando mal e não fazendo gol, os Blues contrataram somente Samuel Eto’o, o camaronês estava “perdido” na Rússia e o meia William, também vindo do Anzhi. Mourinho tem grandes peças, o Chelsea também é favorito a conquista da Europa, time para isso não falta!

Injustiçado no Milan, Boateng é a referência dos
Azuis Reais. (Bundesliga)
Fazendo excelentes campanhas nas últimas temporadas, o Schalke 04 começou muito mal a temporada, perigando até mesmo a zona do rebaixamento na Bundesliga, contudo, uma contratação mudou totalmente as pretensões do time para a temporada. Isso mesmo, Kevin-Prince Boateng classificou o Milan para a fase de grupos e logo foi negociado com os azuis reais, mudando por completo, a situação ruim do time Gelsekirchen. Com um Huntelaar inspirado e um meio de campo formado por Farfán, a revelação Draxler e Boateng, o Schalke deve se classificar para a segunda fase.
Stocker pode aparecer em um gigante muito em breve. (UOL)

O Basel é candidato à surpresa, os suíços sempre montam um time bem razoável, capaz de eliminar, por exemplo, um Manchester United (como fez em 2012). Os suíços contam com o talento do jovem Stocker, jogador promissor que futuramente pode aparecer em um clube grande. O Basel deve ficar com a vaga na Liga Europa. O Steaua realmente não terá condições no grupo, deve apagar as luzes no grupo.

Palpite:

Classificados – Chelsea e Schalke 04.

Liga Europa – Basel.



Özil trouxe alegrias aos torcedores logo em sua chegada.
(Arsenal Oficial)
Enfim, eis o grupo da morte, que reúne um gigante inglês, o vice-campeão europeu, um grande francês e a sensação do mercado de trasnferências. O Arsenal viria muito enfraquecido, isso mesmo, viria! O time esperou até o último dia da janela para surpreender o mundo. Wenger estava muito pressionado, pois o time havia perdido muitos craques nas últimas temporadas, até então, só tinham contratado o jovem Sanogo, revelação francesa.

Os garotos de Klopp, será esse o ano do Aurinegro? (O Fino da Bola)
Pois bem, veio o dia 2 de Setembro e dois grandes reforços foram anunciados: o bom goleiro Viviano, destaque do Calcio, vem para ser o grande camisa 1 e Mesut Özil, o ex-camisa 10 do Real Madrid foi muito injustiçado em Madri e acabou perdendo a vaga com a chegada de Bale. O Arsenal acolheu o alemão, que vestirá a camisa 11 e tem a grande missão de ser o cérebro de um time carente, Özil pode entrar para a história do clube. Com os reforços, o Arsenal volta a ser favorito no grupo, um grupo muito concorrido, mas os Gunners agora tem time para brigar até pelo título, por que não?

Vice-campeão europeu, o Borussia Dortmund esteve muito perto do título na última temporada, mas assim como o Bayern na temporada retrasada, a equipe manteve a base e trouxe reforços pontuais. Apesar da perda de sua joia Götze, que seguiu para o Bayern, Klopp olhou muito bem para o mercado e contratou três excelentes jogadores, foram eles: Sokratis Papastathopoulos (ex-Werder Bremen), Patrick Aubameyang (ex-Saint-Etienne) e Henrikh Mkhitaryan (ex-Shakhtar Donetsk). Grandes atletas que se unem a Lewandowski, Reus, Hummels e Cia.

Os aurinegros vêm muito forte para a temporada, pode e deve brigar novamente pelo título da Liga dos Campeões, também é favoritismo a bater o Bayern de Pep na Bundesliga. É por essas e outras que o Borussia Dortmund deve se classificar para a próxima fase, brigando ponto a ponto com o Arsenal.

Num grupo que contém o vice-campeão, é realmente um absurdo o Olympique está no pote 2 do sorteio, por isso que os grupos da morte são formados. Contudo, o time de Marselha tem um bom elenco, com o faro de artilheiro do atacante Gignac, com a habilidade dos irmãos André e Jordan Ayew e o cérebro de Valbuena. Talvez em outro grupo, o Marsellie poderia brigar pela classificação, porém o grupo é muito difícil, é inegável dizer que os franceses darão trabalho, mas realmente não terão chances no grupo da morte.

Higuaín representa milhares de napolitanos. (Brothersoft)
Fechando o grupo, o Napoli, time que foi uma das sensações do mercado de transferências vem para brigar forte na competição. Gonzalo Higuaín, Pepe Reina, Mertens, Albiol, entre outros. O técnico Rafa Benítez não pode reclamar do elenco, quem ele pediu, a direção trouxe, agora cabe a ele recolocar o time napolitano no topo da Itália, podendo brigar pela próxima fase da Champions. Apesar do time forte, coloco o Napoli na briga pela Liga Europa, o time ainda é um pouco imaturo, fato que deve pesar a favor de Borussia e Arsenal.

Palpite:

Classificados – Borussia Dortmund e Arsenal.

Liga Europa – Napoli.



Villa Maravilha! Atacante substitui Falcão na
terceira força da Espanha. (Atlético de Madri oficial)
Sem dúvidas, é o grupo mais “fraco” desta edição da Liga dos Campeões. O Porto é aquele time que sempre dá trabalho, mas nunca mais conseguiu repetir o sucesso do Porto de José Mourinho. Tem somente revelado bons jogadores sulamericanos e vendido a grandes potências, todavia, o Dragão vai brigar por uma vaga na próxima fase.

O Atlético é o time mais forte do grupo, os madrilenhos fizeram uma boa temporada 12/13, contaram com a sorte e pararam no grupo G. É verdade que o time de Diego Simeone perdeu Falcão Garcia para o Mônaco, mas gastou uma merreca e trouxe um substituto a altura, David Villa assumiu a camisa 9. Um bom parâmetro para avaliar este time do Atlético foi a final da Super Copa do Rei, a equipe deu uma canseira no Barcelona, por pouco não levou o título. Villa e Cia devem conseguir a classificação no grupo, liderando, na minha visão, é claro.

Hulk é um gigante para um milionário modesto. (Zenit Oficial)
Russos milionários, o Zenit gastou fortunas por Witsel e Hulk na temporada passada, neste mercado, o time ficou muito tímido, contratando apenas reforços pontuais. Anatoliy Tymoshchuk e Andrey Arshavin dão um toque de experiência e Cristian Ansaldi dá toque de velocidade pelo lado esquerdo. O time de Spalletti é bom, como referência, o titular da seleção brasileira Hulk segura às pontas e será crucial para as pretensões do time de São Petesburgo na temporada. Com um grupo um pouco fácil, pode ter chegado a hora do Zenit chegar a próxima fase da UEFA Champions League. O Austria Viena é mero figurante, deve segurar a lanterna do grupo G.

Palpite:

Classificados – Atlético de Madrid e Zenit.

Liga Europa – Porto.



Neymar e Martino, uma história de amor ou ódio?
(Reuters)
Barcelona e Milan “firmam” parceria e novamente vão se enfrentar na UEFA Champions League. Sempre favorito, o Barcelona perdeu fôlego e não é mais o time a ser batido, apesar disso, o time segue muito forte. Começando pela mudança no comando técnico, Gerardo Martino é jovem e inexperiente no futebol europeu, mas conta com um elenco recheado de estrelas para brilhar no velho continente. O time catalão perdeu Villa e Thiago Alcântara, mas Neymar chegou, é a chance do brasileiro se apresentar de vez para o mundo, se conseguir se firmar, Neymar pode ajudar muito o Barcelona na conquista de mais uma Liga dos Campeões.

O Príncipe de Milão, o retorno de Kaká marca a temporada
no Rossonero. (Globo Esporte)
O Milan tem um elenco limitado, todos nós sabemos, errou mais uma vez, desta vez, o Rossonero liberou Prince Boateng, o ganês que classificou o time para a fase de grupos, foi negociado com o Schalke 04 para abrir espaço para a volta de Kaká, um risco que Galliani assumiu. Todavia, a volta de Kaká a Milão pode ser bom para ambos os lados, o brasileiro pode recuperar o bom futebol que apresentava na sua primeira passagem pela Itália, e Balotelli ganhou um grande parceiro, alguém que lhe toque a bola e o ajude a fazer gols. O Milan deve se classificar em segundo no grupo.

O Ajax prova que não tem sorte, o time sempre se classifica para a fase de grupos, tem o azar de ficar no pote 3 e cair num grupo com dois gigantes. Para piorar a situação, o lendário time holandês perdeu sua grande revelação, o belga Eriksen foi negociado com o Tottenham, abandonando o clube. Por isso o time está enfraquecida, brigará pela vaga na Liga Europa com o Celtic. Celtic esse que fez uma grande temporada 12/13, conseguindo vencer o Barcelona na fase de grupos, e jogando as oitavas de final, sendo eliminado pela Juventus. O time é até razoável, pode sim ficar com a vaga na Liga Europa, mas não dará trabalho a Barcelona e Milan.

Palpite:

Classificados – Barcelona e Milan.

Liga Europa – Celtic.

A UEFA Champions League nunca esteve tão equilibrada, este ano, é impossível afirmar um time que larga como favorito, muitos clubes vem com muita força, clubes medianos também estão fortes e podem surpreender. Contudo, a Juventus é um time que me agrada, além de estar muito entrosada, contratou grandes reforços, a estrela de Tévez pode pesar, é por isso que coloco a Juve com favorita ao título. A Liga 13/14 está imperdível e a Tribuna segue na cola do maior torneio de futebol do planeta, fique ligado!

Palpite (Campeão) – Juventus.