domingo, 14 de abril de 2013

Dom Fernando vence a primeira

Após duas semanas de folga, a F1 retornou em terras chinesas, o Grande Prêmio de Xangai provou que a Fórmula segue numa crescente, muito graças aos talentos que fazem dela, o maior campeonato automobilístico do planeta. Hamilton fez a pole e mostra que Schumacher realmente não estava bem, o inglês traz de volta a Mercedes para a briga, Kimi Raikkonen largou em segundo, o finlandês continua impecável e Fernando Alonso completou os três primeiros na super pole.
Alonso vence a primeira na temporada. (Reuters/Tribuna do Cisco)


Na corrida, a dupla da Ferrrari arrebentou, o sempre excelente Fernando Alonso aproveitou da falha de Raikkonen e roubou a segunda posição, Felipe Massa subiu para a terceira colocação, para a alegria da Ferrari e de nós brasileiros. Com um péssimo carro, a McLaren não conseguiu fazer com que Jenson Button ganhasse posições, apesar de ser o primeiro piloto o britânico vai sofrer na temporada.

Logo no início da prova, Fernando Alonso acionou a asa e ultrapassou Lewis Hamilton, no mesmo embalo, Felipe Massa também deixou o piloto da Mercedes para trás, festa parecia vermelha. Os pilotos foram aos boxes, deixando Hulkenberg desfrutar um pouquinho da ponta, só um pouquinho, porque Fernando Alonso voltou com toda e ficou em segundo, porque Button ainda não havia ido aos boxes.

Posando para a foto. (Reuters/Tribuna do Cisco)
O piloto que decepcionou na prova foi Mark Webber, o australiano largou em último e tentou ousar na prova, porém numa tentativa frustrada de ultrapassagem, Webber danificou seu carro e teve de voltar para os boxes, minutos depois, ele viu sua roda traseira direita se soltar do carro e sem ela, as chances de Webber foram para o espaço.

Com Button fazendo o pit stop, Fernando recuperou o topo e novamente perdeu a posição por conta de mais uma parada. Vettel assumiu, mas não durou muito tempo, o espanhol não deu sopa para o azar e provou que a liderança da prova era sua. Na reta final da prova, Alonso liderava, seguido por Hamilton e Raikkonen, todavia o finlandês ultrapassou o inglês e ganhou a segunda colocação.

E terminou assim, Alonso em primeiro, Raikkonen em segundo e Hamilton em terceiro fechando o pódio. Sebastian Vettel terminou em quarto, por pouco ele não besliscou a terceira colocação, Button foi quinto, se superando apesar do péssimo carro, o brasileiro Felipe Massa ficou em sexto e mostra que não tem condições de brigar por título.
Pódio completo, Raikkonen e Hamilton também festejam. (Getty Images/Tribuna do Cisco

A Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, no Bahrein acontece o Grande Prêmio de Sakhir, fique ligado, a Tribuna segue junto das melhores escuderias no maior campeonato automobilístico do mundo.

Confira o resultado final do GP da China (56 voltas):
1- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h36m26s945
2- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 10s100
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s300
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 12s500
5- Jenson Button (ING/McLaren) - a 35s200
6- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 40s800
7- Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 42s600
8- Paul di Resta (ESC/Force India) - a  51s000
9- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 53s400
10- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 56s500
11- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1m03s800
12- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 1m12s600
13- Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m33s800
14- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m35s400
15- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
16- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
17- Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
18- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltaS

Não completaram:                                                    
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 22ª volta
Mark Webber (AUS/RBR) - na 16ª volta
Adrian Sutil (ALE/Force India) - na 6ª volta
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - na 5ª volta

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m36s808