sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Até logo, mercado


Fim da janela de verão na Europa, com exceção da Rússia, os demais países tiveram a janela encerrada com o fim de janeiro.

David Beckham surpreendeu em mais um jogo de marketing, vai defender o PSG. (AFP)
E mais uma vez bombou, esse foi o 31 de janeiro, que marcou o fim da janela de verão na Europa. Clubes apresentaram várias surpresas, com direito aos retornos de Drogba, Anelka e David Beckham ao velho continente. Aqui vão as 10 principais contratações do mercado de verão:


10° - William: O jovem meia revelado pelo Corinthians, está vivendo seu auge na carreira, porém, especulado em Chelsea, Tottenham, o Shakhtar anunciou a venda do meia, destaque da primeira fase da UEFA Champions League, ao Anzhi, o time do Eto’o. Mais um bom jogador que escolhe se esconder no mundo russo, ao invés de ir para um pólo do futebol mundial. Todavia, o Anzhi está pagando 35 milhões de euros pelo jovem meia.

9° - Gago: Mais um que largou o melhor futebol do mundo foi Fernando Gago, o volante não conseguiu se firmar em clube algum na Europa, oportunidade não faltou, foi Real Madrid, Roma e Valência, porém, Gago disse até logo a Europa e vai disputar a libertadores pelo  Vélez Sarsfield, excelente contratação do clube argentino.

8° - Diego López: Com a grave lesão de Íker Casillas, o Real precisava de um goleiro experiente, só Mourinho não via isso, tanto que mesmo com Casillas em forma, o técnico estava optando pelo jovem limitado Adán. Todavia, assim que o número 1 do Real se lesionou, o clube merengue tratou de fechar com um velho conhecido. Revelado pelo clube, Diego López passou por Villarreal e Sevilla e agora retorna a Madri para dar sequencia ao sonho de conquistar a Liga dos Campeões pelo clube, tarefa dificílima, isso porque o clube faz uma péssima temporada e vai medir forças com o Manchester United nas oitavas.

7° - Samba: Ele até tentou se aventurar em terras russas, porém, o cherifão Christopher Samba volta a Premier League para jogar no QPR com a missão complicadíssima de livrar o clube londrino da zona da degola. Uma grande contratação que gerou dor de cotovelo no seu ex-técnico Guus Hiddink, que criticou bastante a forma como o francês deixou o Anzhi.

6° - Michel Bastos: Após muita especulação, enfim Michel Bastos deixou o Lyon e rumou para Gelsenkirchen, vai jogar no Schalke 04 para assumir a vaga deixada pela promessa Holtby, que fechou com o Tottenham. Um bom clube para Michel voltar jogar e retornar ao bom nível.
O novo queridinho de Liverpool. (Site oficial do Liverpool)

5° - Phillipe Coutinho: Considerado uma das maiores promessas do futebol mundial, o garoto Phillipe Coutinho disse adeus a Milão meio que a força, isso porque ele deu declarações de que queria permanecer na Internazionale, mas nem o pedido informal fez com que a Inter não se livrasse de Coutinho. Pois bem, Phillipe é o novo camisa 10 do Liverpool e é a grande esperança dos Reds para se estabilizar na temporada de altos e baixos do time de Brendan Rodgers. Uma excelente contratação.

4° - Anelka: De volta a Europa, o francês considerado muitas vezes mercenário, enfim fez uma escolha certa e pensou na carreira. O fato é que a China fracassa em sua tentativa de se tornar um pólo futebolístico. Anelka acertou um contrato de 6 meses com a Juventus de Turim, líder e atual campeã do Calcio. Contudo, a Velha Senhora se reforça para buscar a Liga dos Campeões, um bom reforço.

3° - Sneijder e Drogba: O time que mais bombou nessa janela de transferências veio da Turquia, foi o Galatassaray. O clube arrematou duas grandes estrelas do futebol mundial. O primeiro foi a grande estrela da Inter na conquista de sua última Champions League, Wesley Sneijder até cavou uma vaguinha na Premier League, porém, ficou sem mercado e viu na Turquia uma ponte para visibilidade, um ótimo reforço para a sequência da temporada.
Drogba e Sneijder vão se aventurar na Turquia. (Tribuna do Cisco)
        Outro que topou a aventura foi Didier Drogba, o cara da última temporada, deixou o Chelsea e também rumou para a China, mas numa tentativa frustrada, Drogba deixou o Shanghai Shenhua de maneira nada amigável e vai jogar com Sneijder no Galatassaray, se não a melhor, está entre as três melhores contratações do mercado.

2° - Beckham: O senhor do marketing está de volta a Europa, David Beckham acertou sua ida ao novo rico Paris Saint German. Um fato interessante em seu contrato de 6 meses é que David doará todo o seu salário para uma instituição de crianças carentes, atitude muito humilde e sensata da parte do bilionário David Beckham. Aos 37 anos, é mais uma aposta assertiva do inglês, vai jogar e aparecer no cenário europeu após “férias” em Los Angeles.
        Uma grande curiosidade é que sua esposa, a ex Space Girl Victoria Beckham hoje em dia é uma grande modelo e designer, entretanto, ela passa e faz sucesso pelas cidades em que seu marido está. Foi assim em Madrid, Milão e Los Angeles. Agora, a britânica vai a Paris divulgar e botar comida na casa, essa parceria continua dando certo.

Balotelli enfim vestirá a camisa do seu time do
coração. (The Sun)
1° - Balotelli: Brigas, conselhos e problemas extra campo marcavam a passagem de Mária Balotelli no Manchester City. Apesar de tudo isso, Mário sempre se mostrou um grande atacante, marcou 20 gols em Manchester e deixou o clube rumando ao seu grande amor, o Milan, no Rossonero, Balotelli assume o posto deixado por Ibrahimovic, porém, o atacante vai ter que se controlar e não deixar que as farras o atrapalhem dentro de campo, pois ele chega a Milão com status de ídolo maior.
        O Milan pagou o preço da venda de Alexandre Pato (em torno de 20 milhões de euros) mais 5 milhões de euros pelo italiano, que ainda com 22 anos de idade, tem muita lenha para queimar e elevará o nível do Calcio, que vem em baixa a anos. É por essas e outras que Mário Balotelli é a grande contratação do mercado de verão da temporada 2012/2013.