quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prazer, Swansea City


        Enfim de férias, pude me sentar para assistir o melhor futebol do mundo, o inglês é claro. O duelo era válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa, Chelsea enfrentava o modesto Swansea City, time que desde que conquistou o acesso a Premier League arrebenta e cala a boca de críticos.
Michu, a grande sensação da Premier League. (Getty Images)
        A partida terminou 0 a 0 e o time do País de Gales eliminou o gigante campeão europeu graças a vitória no jogo de ida em Londres. Contudo, como pode um time tão pequeno, com uma renda muito abaixo comparado as outras equipes da Premier League, ter uma estrutura bem melhor e mais organizada que por exemplo um Liverpool. Bem, esse é o Swansea City, time que acaba de se tornar centenário e só cresce no cenário europeu, isso porque o time é favorito a conquistar a Copa da Liga Inglesa e garantir uma vaga na próxima Liga Europa.
Michael Laudrup mantém a regularidade do
Swansea City. (Reuters)
        A situação do clube não poderia ser melhor, ao conquistar o acesso a Premier League, a diretoria do Swansea tem feito um trabalho invejável e sempre tem respostas positivas nas suas contratações. Na temporada passada, Scott Sinclair se mostrou para a Inglaterra e hoje, o garoto já figura as convocações do English Team e deixou o clube valorizado rumo ao campeão inglês Manchester City. Outro que fez uma temporada excelente foi Joe Allen, que mostrou muita versatilidade e visão, mas logo foi negociado com o Liverpool. O mesmo Liverpool que tirou Brendan Rodgers do comando técnico do Swansea, deixando dúvidas se o time conseguiria se manter na Premier League dessa temporada.
        Todavia, o time manteve sua política e mais uma vez acertou em suas contratações, Pablo Hernández, vindo do Valência, Chico Flores, vindo do Mallorca e Michu, contratado junto ao Rayo Vallecano, esse último é a grande surpresa da temporada, o cara só custou 3 milhões aos cofres do Swansea City e já balançou as redes 13 vezes, porém, já começa a gerar especulações em torno do atacante.
Jogadores comemoram a grande fase. (Corbis)
        Mantendo a tradição de time pequeno, o Swansea foi fundado em 1912, mas só em 2020 que a equipe ingressou no campeonato inglês. Entretanto, o time galês só conseguiu glórias nos anos 80, mais precisamente na temporada 1980/1981, quando a equipe chegou a vencer gigantes e terminar o campeonato na sexta colocação. Do ano dourado ao triste descenso, a equipe viveu anos dramáticos na quarta divisão inglesa e parecia que nunca iria ressurgir.
        24 anos depois, os galeses voltaram a disputar a Championship (segunda divisão inglesa), conquistando o acesso num playoff contra o Reading, sua jóia Sinclair colocou pela primeira vez, um time do País de Gales na primeira divisão inglesa, histórico!
        Hoje, dia 23 de janeiro de 2013, o modesto Swansea City eliminou nada mais nada menos que o Chelsea e se classificou para a grande final da Copa da Liga Inglesa, esse pode ser o primeiro título da história do clube, porém, além do Chelsea, a equipe eliminou o Liverpool e outros bons times, já é um fato para se comemorar, a estrutura que gera estabilidade.