segunda-feira, 4 de junho de 2012

Por um lugar ao sol no velho continente


O maior torneio da Europa está prestes a começar, a UEFA Euro será realizada novamente em dois países, Ucrânia e Polônia sediarão a competição.
Tango é a bola oficial da Euro 2012. (AFP)
A Eurocopa se iniciou no ano de 1960, realizada na França, a antiga União Soviética saiu vencedora. Em 2012, será a décima quarta edição do grande campeonato. Em 2016 já tem local definido, pela terceira vez, a França recebe o torneio.
Ultimamente o nível técnico da Euro tem sido excepcional e comparando a última Euro com a Copa da África vemos uma disputa maior no torneio do velho continente. A competição é apelidada de copa do mundo sem Brasil e Argentina.
A Alemanha com três títulos (1972, 1980 e 1996) é a maior campeão do torneio e a atual campeã é a Espanha que também levou a última copa do mundo. França, Itália, Holanda, Rússia, República Tcheca, Dinamarca e Grécia já levaram o troféu. Portugal e Inglaterra são grandes decepções na história da Euro, nunca conquistaram e Portugal pagou um “micaço” em 2004 quando em sua casa foi derrotada pela geração de ouro da Grécia.
O maior artilheiro na história do campeonato europeu é nada mais nada menos que o atual presidente da UEFA. Michel Platini marcou 9 gols, em seguida, a lenda inglesa Alan Schearer com 7 gols.

O logo oficial da Eurocopa 2012. (Logoeps)

UEFA Euro 2012

        A UEFA Euro começa no dia 8 de junho, a temporada dos clubes já se encerrou e as seleções estão fazendo amistosos preparatórios para o torneio.
        O futebol na Europa está em alta, a presença de craques como Cristiano Ronaldo, Xavi, Ribéry, Ozil, entre outros, é certa e a Euro tem tudo pra ser um verdadeiro sucesso, é a grande atração do futebol no ano.

Grupo A: Polônia – Grécia – República Tcheca – Rússia
        Considerado o grupo mais “fraco” do torneio, emoção não vai faltar no grupo A. Os poloneses recebem nações que já chegaram a glória e conquistaram a Eurocopa, contudo, a Polônia deve conseguir a classificação. A seleção russa aprontou em 2008 ao eliminar a Holanda que vinha embalada e pode novamente surpreender na Polônia. Os gregos estão vivendo uma crise financeira e política que pode acarretar numa eliminação precoce, Tchecos correm por fora.

Grupo B: Alemanha – Dinamarca – Holanda – Portugal
         O grupo da morte, com certeza é o mais esperado e será sediado pela Ucrânia. Alemães vem com uma base forte formada em 2006 e o candidato a revelação e craque é Mario Götze, o “Messi alemão” chega com moral, nessa temporada, o menino conquistou a Bundesliga e a copa da Alemanha. Dinamarqueses são os azarões do grupo, são poucos os bons jogadores e será muito complicado da antiga Dinamáquina conseguir a classificação.
        Vice campeão do mundo, a Holanda entra com fama de sempre amarelar em seus campeonatos. Todavia, o selecionado vem com grandes nomes que prometem levar a Holanda a glória máxima no continente europeu.
        Para realmente brigar com Messi pelo prêmio de melhor do mundo, Cristiano Ronaldo terá de ralar muito por Portugal. A Seleção de Paulo Bento vem um pouco desgastada e irá depender bastante de seu craque.

Após 4 anos, Cristiano Ronaldo continua sendo o maior nome do torneio europeu. (Ronaldo7)
Grupo C: Croácia – Espanha – Irlanda – Itália
        O grupo que junta os dois últimos campeões mundiais é considerado fácil para espanhóis e italianos, porém, croatas e irlandeses podem ser surpresas. A Espanha, atual campeã européia e mundial vem desfalcada de David Villa e seu capitão Puyol, mas, a base continua e promete bombar em mais uma Euro. Italianos estão em renovação desde o fim da copa 2010, sob comando de Cesare Prandelli os italianos ainda não deram liga, inclusive nos 3 últimos jogos de preparação, a Itália perdeu todos.
        Se existe candidato a zebra seu nome é Irlanda. Comandados pelo italiano Giovanni Trapattoni, a Irlanda se prepara desde 2010 para o torneio, e por pouco não foi a copa da África. A Croácia completa o grupo e com um time unido, vai na raça para buscar a classificação.

Grupo D: França – Inglaterra – Suécia – Ucrânia
         Outra dona da casa, a Ucrânia corre pelas beiradas num grupo com grandes seleções. A Inglaterra tinha uma base preparada, mas com problemas internos, troca de treinador e polêmicas, a seleção pode mais uma vez decepcionar no torneio. A Suécia sempre apronta pra cima dos ingleses e pode se classificar.
        Fechando o grupo, o selecionado francês. Após uma saída frustrada na copa 2010, Raymond Domenech foi substituído pelo promissor Laurent Blanc. A seleção hoje tem realmente um ótimo plantel que promete bastante.

Estádio Olímpico de Kiev e a Arena Gdansk são só dois dos grandes estádios preparados para receber a Euro. (Tuga SportBlog Calcio Fiorentino, Editado por Cisco Nobre) 

Palpite: França. Unindo o útil ao agradável, a seleção francesa pode chegar ao título europeu.


        A UEFA Euro 2012 começa dia 8 de Junho com o duelo entre Polônia e Grécia. Grandes confrontos e corações a mil, emoção não vai faltar no grande evento futebolístico do ano. A Tribuna cobrirá tudo o que rola na competição, fiquem ligados!

A Espanha defende o título conquistado na Euro 2008. (Open 4 Group)