segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para espanhol sorrir


        Aconteceu nesse final de semana, o Grande Prêmio da Europa da Fórmula. Valência, na Espanha foi o palco da oitava corrida da temporada 2012 da F1.

"Monstro" Fernando Alonso celebra vitória em casa. (LAT Photographic)


        Pole position, Sebastian Vettel largou muito bem e disparou na ponta, seguido por Lewis Hamilton. Muito veloz na largada, Grosjean superou o terceiro colocado, Maldonado e herdou a vaga do adversário. A Ferrari até que se deu bem, Alonso subiu para a oitava posição, enquanto Felipe Massa subiu para a décima primeira, permanecendo ameaçado no cargo.
Pódio formado por grande pilotos. (AP)
        10 voltas depois, Lewis Hamilton não resistiu aos ataques do francês da Renault e Grosjean assumiu a segunda posição da prova. Vettel sobrava na ponta, a diferença para Grosjean era enorme e o alemão descansa na prova.
        Para a angústia de Vettel e da RBR, o japonês Kobayashi tocou no brasileiro Bruno Senna e mudou o panorama da corrida. O Safety Car teve que entrar na pista e lá se foi a enorme vantagem de Sebastian Vettel.
        Com a saída do Safety Car e com uma manobra para lá de habilidosa, o melhor piloto na atualidade, Fernando Alonso, assumiu a prova. Em sua casa, o espanhol recebia palmas e apoio de sua torcida, agora esperançosa. E para melhorar ainda a situação do novo líder da prova, a RBR errou e Vettel teve que deixar a prova, uma grande dor de cabeça para o alemão que antes liderava com folga.
É o primeiro pódio de Schumi após seu retorno. (EFE)
        Na reta final do GP, Fernando Alonso já comemorava junto com seus conterrâneos e via de longe a briga pelo pódio. Com o carro em maus lençóis, Grosjean tentou se segurar, mas acabou abandonando a prova. Kimi Raikkonen, de maneira avassaladora, ultrapassou Lewis Hamilton e assumiu a segunda colocação, uma grande ascensão da prova. Fechando o pódio, Lewis Hamilton disputava com Pastor Maldonado o posto, numa curva, os dois acabaram se tocando e Hamilton levou a pior, revoltado, o inglês dava socos e mais socos no carro. Maldonado foi punido pela batida, e Michael Schumacher herdou a terceira colocação.
        Os brasileiros mais uma vez não foram bem, Bruno Senna ainda conquistou um pontinho, graças a punição a Maldonado. Felipe Massa terminou em décimo sexto e cada vez mais percebe-se que o ciclo do brasileiro na Ferrari está chegando ao fim.
Brasil segue seu calvário na Fórmula 1, ao menos, Senna conseguiu um pontinho na Europa. (Getty Images)
        A vitória de Fernando Alonso encerra o equilíbrio que ocorreu nas últimas 7 provas, nas quais, 7 pilotos diferentes tinham vencido. Mais uma vez o piloto espanhol faz milagres e vai sustentando a Ferrari em 2012.
A RBR passeia tranquilo no mundial de pilotos, com 176 pontos, seguida pela McLaren, com 137. A Renault-Lotus é terceiro com 126 pontos e na quarta colocação e sustentada por Fernando Alonso, vem a Ferrari.
A próxima prova na temporada 2012 da F1, acontece no dia 8 de julho, no Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra. Alonso lidera o mundial, os demais pilotos terão de se desdobrar para bater o espanhol.

Classificação do Mundial de Pilotos após 8 de 20 corridas:
Posição
Piloto
País
Equipe
Pontos
Vitórias
1
Fernando Alonso
ESP
Ferrari
111
2
2
Mark Webber
AUS
RBR-Renault
91
1
3
Lewis Hamilton
ING
McLaren-Mercedes
88
1
4
Sebastian Vettel
ALE
RBR-Renault
85
1
5
Nico Rosberg
ALE
Mercedes
75
1
6
Kimi Raikkonen
FIN
Lotus-Renault
73
0
7
Romain Grosjean
FRA
Lotus-Renault
53
0
8
Jenson Button
ING
McLaren-Mercedes
49
1
9
Sergio Pérez
MEX
Sauber-Ferrari
39
0
10
Pastor Maldonado
VEN
Williams-Renault
29
1
11
Paul Di Resta
ESC
Force India-Mercedes
27
0
12
Kamui KobayashI
JAP
Sauber-Ferrari
21
0
13
Michael Schumacher
ALE
 Mercedes
17
0
14
Nico Hulkenberg
ALE
Force India-Mercedes
17
0
15
Bruno Senna
BRA
Williams-Renault
16
0
16
Felipe Massa
BRA
Ferrari
11
0
17
Jean-Eric Vergne
FRA
STR-Ferrari
4
0
18
Daniel Ricciardo
AUS
STR-Ferrari
2
0
19
Heikki Kovalainen
FIN
Caterham-Renault
0
0
20
Vitaly Petrov 
RUS
Caterham-Renault
0
0
21
Timo Glock
ALE
Marussia-Cosworth
0
0
22
Charles Pic
FRA
Marussia-Cosworth
0
0
23
Narain Karthikeyan
IND
HRT-Cosworth
0
0
24
Pedro de la Rosa
ESP
HRT-Cosworth
0
0
 (Extraído de globoesporte.com)