quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rumando a Bucareste


O segundo maior campeonato de futebol da Europa também está na sua fase semifinal, a Liga Europa, sempre emocionante e muito disputada reúne os clubes “medianos” e, em algumas oportunidades, um clube gigante dá a zebra de disputá-la.
A UEFA Europa League é a UEFA Cup, reestruturada, e muito mais charmosa. Nas duas primeiras edições o Atlético de Madri e o Clube do Porto deram o ar da graça e conquistaram o torneio. A Liga, deixada de lado por alguns clubes é vista com bons olhos por outros que vêem nela, uma chance de glória que jamais conseguiria numa UEFA Champions League. O cara da Liga Europa é um sulamericano, trata-se de Radamel Falcão García, o colombiano foi o artilheiro e campeão com o Porto na última temporada. Valorizado, o craque da Colômbia trocou o time lusitado por Madri para jogar no primo pobre do Real: O Atlético de Madri. Na atual temporada, Falcão vem arrebentando com 22 gols no campeonato espanhol e 10 na Liga Europa.
A fase semifinal da temporada 2011/2012 começou nesta quinta reunindo três espanhóis e um solitário português, Atlético de Madri contra Valência e Sporting contra Athletic Bilbao.

Falcão em mais um gol pela Liga Europa. (Globoesporte.com)
Atlético de Madri 4 x 2 Valência (Falcão – Jonas – Miranda – López – Falcão – Ricardo Costa): No grande jogo da fase e recheado de brasileiros, espanhóis fizeram um excelente confronto nesse jogo de ida. Voltando a falar do “Senhor Liga Europa”, Falcão García arrebentou e marcou 2 na vitória atleticana (sendo o segundo, uma verdadeira obra-prima). Além de Falcão, o brasuca Miranda e espanhol Adrián López definiram para os madrilenhos, o Valência descontou com outro brasuca, o atacante da seleção brasileira Jonas e com o português Ricardo Costa. O Atlético estava com a mão na vaga, porém, com o gol no fim do jogo, o Valência ganha uma sobrevida para o jogo de volta na próxima quinta no Mestalla.

Diego Capel vira o jogo para os lisboetas. (AFP)
Sporting 2 x 1 Athletic Bilbao (Aurtenetxe – Insúa – Capel): Diferentemente do outro duelo, o time lisboeta e os bascos fizeram um jogo parado e sem tanta criatividade. O Bilbao com sua característica de deixar o adversário jogar até surpreendê-lo, abriu o placar com Aurtenetxe já na segunda etapa. O jovem argentino Emiliano Insúa, ex Liverpool, empatou para o Sporting  e, por ironia do destino, o espanhol Diego Capel marcou e definiu a vitória lusitana no José Alvalade. Apesar da vitória, a equipe basca só precisa de uma vitória mínima contra os portugueses na próxima quinta em Bilbao.
         
      É a Liga Europa chega no ponto crucial, mas só dois clubes chegaram a grande final em Bucareste no dia 9 de maio.