domingo, 18 de março de 2012

O planejamento de um Mano

Olá brasileiros queridos que amam o futebol! Definitivamente estamos muito felizes depois da queda do simpatizante das técnicas de Al Capone para comandar o futebol, Ricardo Teixeira. Se bem que o José Maria Marin, também conhecido como Homem da Medalha, já está ocupando o cargo de presidente, entretanto, segundo as expectativas, não por muito tempo. A discussão sobre a CBF estava pesada, quando de repente, Mano Menezes trata de diminuir o debate de foco político da CBF com mais uma lista de convocados. O próximo amistoso ainda não está próximo de acontecer, então, que lista é essa?

Segundo nosso querido treinador, é a lista que vai definir os 18 convocados para disputar os jogos olímpicos de Londres. Minha opinião é que essa lista foi apenas uma maquiagem posta por Mano para mostrar para o novo chefão que ele está com um planejamento coeso e sério (Eu não queria rir disso, mas não tem como segurar a gargalhada!!!).


A lista de Mano é tão séria quanto esta foto. (ebafutebo.com.br)

Outro fator importante é que, com a queda de Ricardo Teixeira, o cargo de Mano Menezes não está tão seguro quanto parecia. Apesar do peso que as olimpíadas trarão para a continuidade do seu trabalho, independente de se Teixeira ainda estivesse comandando a CBF ou não. Lembro mais uma vez que essa é a única competição oficial no calendário da seleção esse ano, um torneio que o Brasil nunca venceu.


Vamos deixar de conversa e apresentar os pré-convocados:

GOLEIROS (7): Diego Alves (Valencia) *, Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo) *, Julio César (Inter de Milão) *, Neto (Fiorentina), Rafael (Santos), Renan Ribeiro (Atlético-MG).


LATERAIS (9): Adriano (Barcelona) *, Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona)*, Danilo (Porto), Fagner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid)*, Rafael (Manchester United) .


ZAGUEIROS (9): Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea)*, Dedé (Vasco)*, Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica)*, Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional), Thiago Silva (Milan)*.

VOLANTES (7): Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting)*, Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio)*, Rômulo (Vasco), Sandro (Tottenham).

MEIAS (10): Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev),
Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio)*,
Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Philippe Coutinho (Espanyol).

ATACANTES (10): Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto)*, Jonas (Valencia)*, Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)*, Wellington Nem (Fluminense), Willian José (São Paulo).

O primeiro ponto a ser comentado sobre a lista é que, segundo o treinador Mano, não haverá a inclusão de nenhum outro jogador, ou seja, a seleção olímpica já está formada, só ocorrerá um Big Brother pra que os 18 finais sejam revelados. Aliás, tem uns nomes que são tão ridículos quanto o reality show, mas, vamos falar por partes.

Eu acho essa lista totalmente desnecessária. Futebol é feito de momento, então, nada impede que um grande jogador com idade olímpica surja de uma hora pra outra. Outro detalhe, nos próximos amistosos, ou Mano convoca sua “pré-seleção olímpica”, ou ele mesmo vai jogar no lixo esse “trabalho”. É indiscutível que ninguém consegue formar um time com 15 dias de preparação, que é o tempo livre antes do início dos jogos olímpicos. Lembrando também que o futebol começa um pouco antes da abertura oficial.
Mas a grande crítica é o fato de Mano ser o responsável pela seleção olímpica! Ney Franco fez um excelente trabalho na sub-20. Trouxe jogadores como Dudu, Gabriel, Henrique, que não eram titulares em seus clubes, fazendo-os se tornarem peças chaves para a conquista do mundial. Então, por que mudar algo que está dando certo? Espero que Mano tenha hombridade suficiente para fazer Ney Franco ser no mínimo seu auxiliar direto durante esse período de preparação olímpica.


Agora vamos comentar posição por posição.


A base venceu, será que os "veteranos"
conseguirão repetir o feito? (uol esportes)
 

GOLEIROS
Essa posição já está trazendo uma discussão bem interessante já na seleção principal. Mano continua insistindo com Júlio César como arqueiro titular, quando o mesmo não vive um bom momento há bastante tempo. Inclusive, tendo como concorrente Diego Alves do Valência, que está em ótima forma. De imediato eu acho que não devemos gastar uma das vagas para jogadores acima da idade com goleiros, acredito que estamos bem servidos. Neto e Rafael já foram convocados para a seleção principal, e Gabriel foi o goleiro titular do time campeão do mundial sub-20 em 2011. Acredito que a briga ficará entre os três. Se for para excluir um deles, acredito que Gabriel é quem ficará vendo as Olimpíadas pela TV.

LATERAIS
Um dos grandes problemas de convocar apenas 18 jogadores é exatamente à posição de lateral. Em jogos oficiais um time pode relacionar exatamente 18 jogadores, fazendo com que só haja um lateral de ofício no banco de reservas. Então, pode-se chegar à conclusão que teremos apenas três laterais no time. Devido à escassez de bons jogadores na lateral esquerda, acredito que Marcelo vá ser chamado para esse elenco. Para lateral direita, acho que Danilo é o jogador que melhor preenche essa vaga. Só que um detalhe faz com que Mano possa usar dois jogadores de mais idade na posição, a questão do lateral coringa. Com isso, Daniel Alves tem suas chances de aparecer na lista final.

ZAGUEIROS
Antes de discutir, poderia preencher os postos de zagueiros, afirmo que sou totalmente a favor da convocação de Thiago Silva pelo simples motivo, ele é o melhor zagueiro do mundo! E eu nunca vi um zagueiro jogar mal ao lado dele, que conseguiu fazer Luis Alberto, quando jogava no fluminense, ser um cara extremamente seguro. Isso é um feito digno de craque. Não tem como saber se Mano levará três ou quatro zagueiros. Normalmente um treinador escala um zagueiro para o banco de reservas. Creio que Juan e Lucas Mendes surgem como principais jogadores para os postos de zagueiros. Marquinhos, Bruno e Romário correm por fora.

VOLANTES
Eu também levaria três volantes, dois deles com características mais defensivas. Um deles, acredito eu, que já tenha vaga garantida. Sandro, que não vem fazendo boas partidas pelo seu clube (Tottenham Hotspur), mas foi figurinha carimbada nas últimas convocações de Mano. Acredito que Rômulo e Casemiro serão os outros dois que completarão as vagas para a posição. O primeiro fez um excelente campeonato brasileiro ano passado e foi uma ausência sentida pelo vasco nesses últimos jogos. Já Casemiro vem tendo um excelente começo de ano, jogando de forma segura e distribuindo o jogo muito bem.

MEIAS
Oscar foi decisivo no mundial. (lancenet)
Nessa pré-lista já podemos afirmar que o Brasil terá muito talento no seu meio campo. Apesar de eu ter meus dois jogadores favoritos na pré-lista, que são Oscar e Giuliano, não garanto que ambos estarão em Londres devido à concorrência de jogadores como Bernard e Douglas Costas, e de duas vagas já estarem carimbadas com Ganso e Lucas também fazendo parte dessa lista. Oscar, que já poderia estar fazendo parte da seleção principal para muitos comentaristas, é o favorito a composição da terceira vaga. Lesões porem ocorrer até julho, porém, acho que estamos com boas peças de reposição para a posição.

ATACANTES
Será que eles repetirão o 
show do sulamericano? (clicgazeta)
Quem é o símbolo da seleção de Mano? Sim, ele mesmo. Neymar já é o principal jogador da seleção principal, não é mistério nenhum que também será o principal jogador da seleção olímpica. As possibilidades de Neymar não ter Leandro Damião como parceiro de ataque são remotas, pois o centroavante do Internacional evolui a cada dia que passa. Levando em consideração que temos mais no mínimo uma vaga, acredito que ficaria entre Wellington Nem e André. O primeiro está tendo um ano excelente, sendo um verdadeiro garçom para Fred. Já o segundo, chegou ao Atlético para assumir o posto de matador e não desapontou, mantendo o nível no início de 2012. Para mim, André tem mais chances de conseguir a vaga, primeiro por ser um fazedor de gols com uma boa mobilidade, segundo, por já ter sido convocado por Mano outras vezes.

Na minha lista foram 2 goleiros, 3 laterais, 3 zagueiros, 3 volantes, 3 meias e 3 atacantes. Faltando uma vaga a ser preenchida. Acho que poderia ser um meia, um jogador que possa mudar o ritmo de um jogo quando necessário. A copa de 2010 nos ensinou isso muito bem, quando olhávamos para um banco de 12 jogadores e não víamos ninguém que pudesse dar uma injeção de ânimo na equipe. O meu jogador preferido para essa última vaga seria Giuliano. Assim, minha seleção ficaria dessa forma: Neto e Rafael; Daniel Alves, Marcelo e Danilo; Thiago Silva, Juan e Lucas Mendes; Sandro, Romulo e Casemiro; Ganso, Lucas, Oscar e Giuliano; Neymar, Leandro Damião e André.

PS: Ronaldinho fazer parte dessa lista é tão ridículo quanto... Bem, nada pode ser mais ridículo que isso.