segunda-feira, 26 de março de 2012

O milagre de Fernando


O GP da Malásia veio cheio de expectativas sobre quem iria realmente se consolidar. A disputa que parecia de McLaren e RBR recebeu a visita de intrusos que animam ainda mais uma grande temporada. É, parece que a F1 voltará a ter um campeonato emocionante.
Fernando Alonso comemora sua espetacular corrida. (Site Terra)
O sábado começou como terminou o GP de Melbourne, McLaren fazendo dobradinha e largando na primeira fila, Hamilton e Button, respectivamente. Michael Schumacher que mostra sua evolução e com um carro competitivo tem agradado bastante. As Ferrari mais uma vez decepcionaram e Fernando Alonso largou em nono e Felipe Massa em décimo segundo.
Sérgio Pérez festejando o inesperado segundo lugar. (AFP)
No domingo, eis a corrida, após mais uma vez fazer a pole, Lewis Hamilton de novo fez uma corrida bem razoável perdendo a liderança e terminando em 3°. Vencedor da primeira prova do ano, Jenson Button, fez uma péssima prova, terminando em décimo quarto. Punido com a perda de 5 posições no grid, Kimi Raikkonen teve uma exibição digna de campeão mundial, terminando na quinta colocação, o excelente piloto finlandês vem bem regular nessas duas primeiras etapas do campeonato e presenteia os fãs da F1 com ótimas corridas. Mas o melhor ainda estava por vir, dirigindo um carro pífio, Fernando Alonso só faltou fazer chover, ou nada, na verdade, fez até chover na Malásia! Com um espetáculo que muitos até chamaram de “milagre”, Fernando provou que pode e vai brigar pelo campeonato, um piloto bastante competitivo e um brigador nas pistas, Alonso conseguiu um resultado excepcional para quem largou em nono e com as circunstâncias da prova, não venceu só a corrida, mais calou a boca de muitos.
Outro que surpreendeu e por pouco não venceu a prova, foi o mexicano Sergio Perez, da Sauber, terminou em segundo e mostrou que tem potencial para, quem sabe um dia, ir para uma equipe melhor. O brasileiro Bruno Senna, se recuperando de um fracasso na Austrália, correu bem e convenceu terminando em sexto e pontuando pela primeira vez na temporada.
Felipe Massa pena mais uma vez na temporada. (Getty Images)
Num caminho melancólico, Felipe Massa, mais uma vez decepcionou e segue ameaçado no cargo de piloto da Ferrari. O carro é patético, tudo bem, mas o piloto brasileiro não demonstra nenhum sinal de reação. Apesar do apoio do chefão da escuderia, Stefano Domenicali, se continuar assim, Massa pode dar adeus a Ferrari no fim da temporada.
Bem, Malásia agora só em 2013, o nosso encontro é daqui a quinze dias no grande prêmio de Xangai, na China, e é lógico que a Tribuna vai seguir na cola dos melhores pilotos na maior competição de automobilismo do mundo.

O trio forma o pódio na Malásia. (Bol)
Classificação GP Malásia:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2h44m51s812
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s591
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 37s667
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 1m15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m16s826
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m18s593
14 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m19s719
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m37s319
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 11 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 52 voltas